Gastronomia Geral

A transição alimentar na área metropolitana de Lisboa

Está disponível, para consulta, o e-book que contextualiza a transição alimentar, apresenta a Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares, da qual o Município de Mafra é uma das entidades fundadoras, e efetua uma síntese dos resultados dos webinares realizados.

Da autoria de Rosário Oliveira e Mónica Truninger, a publicação constitui um contributo para “colocar a alimentação como um aspeto central do modelo de planeamento e desenvolvimento territorial” da região de Lisboa, a qual, embora constitua a principal concentração urbana em Portugal, possui uma forte disponibilidade de espaços com uso agroflorestal (69%), com destaque para os espaços agrícolas (27%).

A Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares (RMPA) foi constituída no âmbito do processo colaborativo dinamizado pelo Living-Lab do Projeto Europeu H2020 ROBUST – Rural-Urban Outlooks: Unlocking Synergies.

O Grupo de Trabalho constituído para o efeito incluiu um conjunto vasto de atores locais, regionais e nacionais, sob coordenação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), a convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).

Consulte o e-book:

Formato pdf: http://icsfoodhub.net/…/A-Transicao-Alimentar-na-AML.pdf