Geral Opinião

A Organização de Xangai, o novo “challenge” da ordem mundial vigente

Foto: Euronews

A Organização de Cooperação de Xangai reuniu-se esta semana por videoconferência, tendo nela marcado presença os líderes dos países que a integram, sendo de realçar a presença de Putin, por ter sido a primeira reunião em que participou após a tentativa de golpe de estado executada pelo grupo Wagner.

Esta organização, em minha opinião, é a organização que desafia a unipolaridade americana que lidera o ora designado ocidente alargado e a NATO, que de acordo com o seu novo conceito estratégico poderá intervir na área do Indo Pacífico.

A Organização de Xangai já integra os países mais populosos do mundo, com cerca de 48% da população mundial e mais área, integrando a China, Rússia e Índia, entre outros, tendo recentemente integrado o Irão.

A organização tem como objetivo o estabelecimento e fortalecimento de laços económicos e de segurança e defesa, sendo de realçar que desde o início da guerra da Ucrânia que a Rússia abastece a India de petróleo e gás natural, em quantidades significativas, que passou de 2% para 48% sendo a transação feita em Yuans e não em dólares como é habitual.

A Nova Ordem Mundial a delinear-se com os dois blocos a estabelecerem-se.

Nuno Pereira da Silva
Coronel ma Reforma