Arturo Peres Reverte é um grande escritor do país vizinho, que me tem deliciado com os seus romances baseados na História de Espanha, que muitas vezes toca-se e funde-se com a nossa.
Um dos últimos livros que escreveu, com o nome de pequena história de Espanha, é uma extraordinária compilação de crónicas, publicadas num jornal do país vizinho, em que a aborda dum ponto de vista crítico, mordaz e satírico, em que quando pode faz referências a situações pontuais e atuais, que têm semelhanças com as do passado.
No epílogo do livro, o autor faz algumas citações de frases célebres, atribuídas a várias individualidades ao longo dos séculos, que na sua essência, nos ajudam a perceber a identidade, a alma dos povos Hispânicos, ao qual pertencemos, até à fundação do reino de Portugal, por Dom Afonso Henriques.
Dessas citações saliento a relativa à Viriato, herói comum a ambos os países, e outra relativa à peculiar forma com que os Espanhóis veem a inveja, que, em minha opinião é semelhante à dos portugueses, pois ao contrário doutros povos, ambos a este propósito no seu íntimo, não querem possuir um carro igual ao do vizinho, querem sim, que este não tenha carro.
Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário