O projeto “A Caminhada das Beatas” passou pela Ericeira e contou com a participação do surfista Miguel Blanco, conhecido por ser uma das vozes mais ativas da sua geração em relação aos problemas ecológicos.
“A Caminhada das Beatas” projeto criado pelo alemão Andreas, também conhecido por The Trash Traveler, um biólogo residente em Portugal, tem a missão de chamar cada vez mais a atenção das pessoas para a importância da sustentabilidade.
Andreas viaja de praia em praia para recolher lixo da costa portuguesa sempre com o seu ukulele e pelo caminho vai compondo canções sobre o tema.
O ambientalista tem como objetivo passar por 30 cidades portuguesas até ao dia 28 de Setembro, para recolher beatas de cigarros, tendo começado por Peniche, Aveiro, Espinho, Santa Cruz e agora pela nossa Ericeira, convidando todos os interessados a juntarem-se a ele neste admirável projeto.
“O seu maior projeto até agora foi o “The Plastic Hike”. Caminhou ao longo de toda a costa Portuguesa para recolher 1,6 toneladas de plástico com a ajuda de associações e ONG’s e mais de 500 pessoas.” refere a Surftotal.
Andreas descreve este grande projeto não com o objetivo da limpeza mas sim pela “mudança de hábitos, a máxima redução possível dos plásticos de utilização única e um foco numa economia circular“, opondo-se ao lema “reduce, reuse, recycle” (reduzir, reutilizar, reciclar), pois a reciclagem é ineficiente a nível global. Em vez disso, sugere: “recusar, reduzir, reutilizar”.
“Podemos transformar Portugal num exemplo de um país que se preocupa com o ambiente e protege o oceano”, escreve The Trash Traveler.
Fontes: Surftotal, The Trash Traveler e Peace4Ocean
Adicionar comentário