Opinião

A beleza, a verdade e a ética

A beleza, a ética e a verdade são conceitos que têm amiúdes vezes estado ligados, desde a Grécia antiga, facto que quero realçar nesta pequena crónica, por achar que ainda hoje é um tema recorrente e relevante.

Para Sócrates, uma coisa bela era algo que causava prazer aos sentidos, sendo normalmente associada a uma coisa boa, uma coisa bela era um ato considerado do ponto de vista ético como um ato de bem, sendo o inverso também verdadeiro.

Se para Sócrates o belo estava ligado ao bem, para Platão, o belo estava ligado à verdade, sendo um conceito universal do mundo das ideias, um conceito do mundo inteligível não sendo dependente de opiniões, nem de sensações.

Para Tomás de Aquino, na alta idade média, o belo estava também ligado à verdade e à bondade, valores morais e éticos associados a Deus.

Posso concluir que a ética, a verdade e a beleza foram conceitos indissociáveis da antiguidade clássica, que muito marcaram a Europa em que vivemos, e gostaria de realçar, numa altura em que precisamos deles para sairmos em beleza desta pandemia.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva