Arte & Cultura Geral

Save The Waves Film Festival: Um sucesso na Ericeira

A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, voltou a receber pelo segundo ano consecutivo o Save The Waves Film Festival, o único festival no mundo dedicado ao surf e à sustentabilidade.

Perante uma sala praticamente esgotada, a Seleção Oficial 2025 trouxe curtas-metragens que exploraram o surf, a aventura, a conservação e os desafios das alterações climáticas — com histórias que viajaram das ondas da Califórnia até à África do Sul. Entre os destaques estiveram “Riding the Sardine Run”, de Will Bendix, “One Shot – Glacier Surfing”, de Nicolas Pina, e “We Are Like Waves”, de Jordyn Romero.

O festival abriu com um Surf Talk que contou com a participação dos representantes do Conselho Municipal da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), Pedro Bicudo (SOS) e Miguel Barata de Almeida (ESC), bem como dos embaixadores da Save The Waves Coalition, João de Macedo e Miguel Blanco. A conversa destacou a importância da conservação e proteção das áreas costeiras, fundamentais para as comunidades locais.

Na segunda sessão, Pedro Bicudo e Miguel Barata de Almeida apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e partilharam a visão para o futuro da RMSE, sublinhando a necessidade de envolver a comunidade, atrair os mais jovens para a causa e criar uma agenda colaborativa entre todos os agentes envolvidos.

Com a presença de mais de 200 participantes, o evento foi um verdadeiro sucesso, permitindo ainda angariar fundos destinados à proteção e valorização da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

O festival é uma iniciativa da Save The Waves Coalition e da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, organizado pelos Guardiões da RMSE — Câmara Municipal de Mafra, Ericeira Surf Clube, Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e SOS – Salvem o Surf —,com o apoio do Portuguese Surf Film Festival, da Junta de Freguesia da Ericeira e da World Surf Cities Network.

O Save The Waves Film Festival regressa em 2026 para continuar a celebrar a união entre surf, cinema e sustentabilidade.

Fotos: Pedro Broeiro /ESC