No dia 10 de maio, pelas 21h30, Marco Fernandes (percussionista) e a Banda da Escola de Música Juventude de Mafra apresentam o concerto “Canções da Liberdade”, no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra. O evento conta com o apoio do Município e da Junta da Freguesia de Mafra.
O projeto “Canções de Liberdade” nasce de um desafio, tão variável como objetivo: unir a música portuguesa de tradição popular ao repertório para percussão solo e orquestra de sopros. Numa primeira impressão, considerou-se falível: não se tratava de um instrumento melódico, mas sim rítmico e não havia o poder da palavra para passar a mensagem a quem ouve.
À medida que o tempo foi passando, foram surgindo as dúvidas, com elas a vontade de investigar e com os resultados, o encanto na beleza dos processos: transcrever, adaptar ou orquestrar com novas roupagens, através de arranjos sofisticados e interpretações contemporâneas, a música de grandes intérpretes portugueses, exímios nas suas performances, parte do nosso legado cultural e memória coletiva.
Tornou-se incontornável Carlos Paredes, “homem dos mil dedos”, cujo centenário do nascimento se celebra em 2025; Zeca Afonso, símbolo da revolução de abril, cujos 50 anos se celebraram em 2024. Com eles nascem, também, as inspirações de Pedro Jóia, Marta Pereira da Costa ou o retrato sonoro do Nuno Malo para o filme de Amália Rodrigues.
“Canções de Liberdade” é uma performance envolvente, um diálogo entre a percussão e a orquestra, uma fusão entre o passado e o presente. É uma viagem sonora, não só reflexo de quem o interpreta ou o tornou possível nos arranjos, mas sim de quem o ouve e se apropria, é liberdade e esperança.
Destinatários: público em geral
Entrada gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira e na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira)
Informações: 261 818 347
Fonte: CMM

Adicionar comentário