Além de deliciosa e baixa em calorias, a cereja é rica em fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes que favorecem a saúde. Fique a saber mais sobre esta fruta.
A cereja é uma fruta rica em polifenóis, que são compostos bioativos conhecidos por conta das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dentre eles, destacam-se o ácido fenólico, os flavonoides e as antocianinas, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, além de contribuir para uma maior longevidade.
Outro nutriente presente na cereja é o betacaroteno, antioxidante que contribui para o fortalecimento da imunidade e para a saúde da pele.
Além disso, as cerejas são importantes fontes de vitaminas A e C, que também atuam como antioxidantes e como anti-inflamatórios, e de vitamina K, que auxilia no processo de cicatrização e na formação dos ossos.
Minerais como cálcio e potássio, que contribuem para a contração muscular, função nervosa e regulação da pressão arterial, também estão entre os compostos presentes na cereja.
Esta fruta é ainda uma fonte de triptofano, aminoácido importante para a produção de serotonina e melatonina, hormônios que colaboram para o bem-estar e para uma boa noite de sono.
Benefícios para a saúde
Ajuda a evitar a diabetes
A cereja possui compostos fenólicos, como o ácido clorogênico, flavonoides e antocianinas, que ajudam a regular os níveis de glicose e de insulina no sangue, ajudando a evitar, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, as fibras presentes na cereja também ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Previne o envelhecimento precoce
Por ser rica em betacaroteno, vitaminas A e vitamina C, que são antioxidantes, a cereja ajuda a combater os radicais livres, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.
A vitamina C da cereja também atua na produção de colágeno na pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Protege contra doenças cardiovasculares
A cereja contém antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico, compostos fenólicos antioxidantes que diminuem a oxidação das células de gordura, favorecendo o equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e protegendo contra doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, angina ou aterosclerose. Além disso, a vitamina C presente na cereja, também ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a evitar a pressão alta.
Pode ajudar no tratamento de artrite e gota
Por conter antocianinas, compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante, a cereja pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, ajudando no tratamento de artrite ou osteoartrite, diminuindo sintomas de dor ou rigidez nas articulações. Além disso, a cereja também pode ajudar a complementar o tratamento da gota. Isso acontece porque a vitamina C, um nutriente que tem ação uricosúrica, ajuda a equilibrar os níveis de ácido úrico no organismo.
Ajuda a regular o sono
A cereja é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido importante para a produção do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, que atuam no sistema nervoso, ajudando a regular o sono, podendo auxiliar no tratamento da da insônia.
Alivia a dor muscular após os exercícios
Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes na cereja podem ajudar a aliviar a dor muscular e a inflamação após exercícios físicos, ajudando na recuperação após os treinos.
Mantém a saúde dos olhos
A cereja ajuda a manter a saúde dos olhos por conter betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são carotenoides que ajudam a proteger os olhos contra os danos causados pelos radicais livres e pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares. Por isso, a cereja pode ajudar na prevenção da catarata e degeneração macular induzida pelo envelhecimento, que é uma doença progressiva que pode levar à perda da visão.
Melhora o humor
Por possuir triptofano, a cereja contribui para a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, a ansiedade e o estresse. Dessa forma, o consumo da cereja pode ajudar a evitar a depressão, a ansiedade e alterações de humor.
Fortalecer o sistema imunológico
A cereja ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque contém vitamina C, zeaxantina, luteína, betacaroteno e compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando no combate a doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.
Manter a saúde intestinal
A cereja mantém a saúde intestinal por possuir fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume de fezes, ajudando a combater a prisão de ventre. Além disso, os polifenóis presentes na cereja também contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, mantendo a saúde e o bom funcionamento do sistema digestivo.
Diminui o risco de câncer
A cereja pode ajudar a diminuir o risco de câncer, porque possui compostos bioativos, como antocianinas e flavonoides que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, diminuindo o risco de formação de células cancerígenas
Adicionar comentário