GRANDES VERDADES
Quem chega a Mafra ou à Ericeira entre as 17 e as 19 h pensa que está numa cidade com um trânsito fantástico…Grande urbe assim tão atarefada, movimento para um lado e para outro …logo mais, desaparece tudo, sobretudo em Mafra. Na vila da Ericeira mantém embora mais reduzido do que no verão ainda movimento q.b.
Com a ajuda do novo pároco Tiago a festa maior de inverno da nossa Costa manteve e cresceu na fé, e na chama acesa, de um São Vicente e São Sebastião. A famosa Comissão de Senhoras com força e persistência manteve até aos nossos dias, com sol ou chuva esta festa milenar, embora reduzida, mas que agora se espera uma alavanca que fará subir no top das festas famosas da Ericeira.
O Mercado Municipal tem tentado assim a modos que envergonhado, uma mudança “morna” em vez de “radical” e… tal mudança, aqui para nós que ninguém nos ouve, não tem dado nenhum resultado. Está lá uma banca a vender bom peixe e o resto é paisagem. Foi chão que deu uvas…diz o povo, pois a quantidade de bons supermercados não deixam margem para outras opções, pois nem qualidade e preço nos mostram. Ora soluções precisam-se (é só copiar o que já se comprovou) ou sem puxar pela imaginação …como dizem – Um silo-auto bem necessário.
E Vem aí o Carnaval… de Torres pois por aqui só umas imitações…já é tarde para Organizar o que quer que seja…Mas havia tempo para se pensar no carnaval de verão…Haja vontade de quem mais lucra com a animação da Vila. Não é preciso pensar muito.
Todavia entre o querer e o poder vai uma distância enorme. Se houvesse uma Associação da restauração e hotelaria outro galo cantaria. E bastava uma união à ACISM…só um passo em frente.
E o transito na Vila? Alguém quer estudar o assunto antes do Verão? “Pensar a Ericeira” com a ajuda de todos. Grande ideia que o padre Tiago e outros, levaram para anfiteatro da Casa da Cultura sobre o tema do Porto e da pesca. Falta só avançar mais…
E já repararam que apesar da Igreja estar em crise, o Padre Tiago movimenta pessoas e ideias, possibilita discussão e promove tertúlias com cinema e tudo o mais?
Nunca é demais salientarmos o que de bom vai acontecendo por cá.
E já repararam que no 25 de Abril os jovens de 25 anos fizeram os partidos e ficaram no poder Agora têm 70 anos ou mais e continuam agarradinhos ao poder. Tal e qual o antigamente.
Digo eu, não sei …e não sou nenhum malandro.
Helder Martins
Adicionar comentário