Aconteceu no sábado, dia 22 de Abril, no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, uma simbiose de música portuguesa e chinesa, com a já clássica postura de mestria de Rão Kyao, na companhia de Lu Yanan, que adicionou uma musicalidade suave e doce a este cocktail de som.
Este fusão de sons das flautas de Rão e do guzheng de Lu foram a celebração da amizade secular luso-chinesa, integrada num conjunto de ações promovidas pela CMM onde está igualmente incluída a exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, que pode ainda visitar no Real Edifício de Mafra, pois a mesma foi prolongada para além da data inicialmente prevista.
Esta exposição integra a coleção do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) em Lisboa, onde se encontram representadas peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas actuações na Europa, ao longo de décadas.
Um concerto intimista que dispensou qualquer tipo de aparelhagem de som, dada a excelente acústica da sala. Quem teve a oportunidade de assistir, presenciou momentos de melancolia e alegria proporcionados por estes dois excelentes instrumentistas onde, imaginem, houve até espaço para para uma versão muito original do clássico do folclore luso “Oliveirinha da Serra”.
Mais uma vez, Mafra foi cultura, nas mais diversas vertentes que têm passado pelo Oeste.
Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto
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