Saiba o que aconteceu de importante no mundo no dia 9 de Março ao longo dos anos.
1821
São aprovadas as bases da Constituição liberal de 1822, saída da Revolução de 1820, a primeira Lei Fundamental portuguesa, aprovada por uma assembleia representativa.
1841
Estreia-se a ópera de Verdi “Nabucco”, no teatro Scala de Milão, o primeiro êxito de Verdi.
1842
Estreia-se, em Lisboa, o drama de Almeida Garrett “O Alfageme de Santarém”.
1864
O general norte-americano Ulysses S. Grant assume o comando-geral das tropas da União, que congrega as forças do Norte, na Guerra Civil que divide o país.
1913
A Académica de Coimbra vence o seu primeiro troféu, a Taça Monteiro da Costa, sagrando-se “campeã do Norte”. Na final, a Académica bate o FC Porto por 3-1.1
1916
Grande Guerra de 1914-18. A Alemanha declara guerra a Portugal, pelo apresamento dos navios mercantes, nos portos portugueses.
1918
É criado o Ministério da Agricultura no Governo português.
1928
O Governo português do general Óscar Fragoso Carmona, saído do golpe de 28 de maio de 1926, recusa o empréstimo da Sociedade das Nações, para a recuperação económica do país.
1934
Nasce o cosmonauta russo Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar no espaço.
1945
II Guerra Mundial. Bombardeamento aéreo de Tóquio, Japão, pela força aérea norte-americana. Morrem cerca de 85 mil pessoas.
1959
A boneca Barbie é apresentada em Nova Iorque.
1961
Dalai Lama defende a restauração da independência do Tibete, na Assembleia das Nações Unidas.
1962
Realiza-se, em Coimbra, o I Encontro Nacional de Estudantes, que conduz à criação do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses e à definição do Dia do Estudante, 24 de março. A proibição do evento dará origem à Crise Académica de 1962.
1965
Segunda marcha de Selma a Montgomery (Alabama). Polícias e manifestantes ficaram frente a frente, mas quando as tropas se afastaram para o lado para deixá-los passar, Martin Luther King guiou os manifestantes de volta à igreja.
1966
A França afasta-se da NATO por não concordar com a integração supranacional das forças da organização.
1974
É decretado o estado de prevenção em Lisboa. A ordem do Governo de Marcello Caetano surge com a publicação do livro “Portugal e o Futuro”, de António de Spínola.
1975
É criada a União da Juventude Comunista Portuguesa.
1980
Primeiras eleições para o Parlamento basco.
1981
Agricultores da Polónia anunciam a formação do sindicato Solidariedade Rural.
1986
Mário Soares toma posse como primeiro presidente civil eleito da República Portuguesa, por sufrágio universal e direto.
1987
Morre, aos 80 anos, Paulo Quintela, filólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ensaísta, figura determinante na divulgação dos maiores escritores de língua alemã e inglesa e na recuperação de clássicos portugueses.
1991
Mário Soares toma posse, em segundo mandato, como Presidente da República Portuguesa.
1996
Jorge Sampaio, presidente eleito da República Portuguesa, toma posse do cargo, em sessão na Assembleia da República.
Mário Soares recebe o Grande Colar da Ordem da Liberdade.
2001
Jorge Sampaio inicia o segundo mandato na Presidência da República Portuguesa.
2003
É apresentado o inquérito à educação e ensino em Portugal onde se revela que 25% da população não concluiu a escolaridade obrigatória.
2006
Posse de Aníbal Cavaco Silva como 18.º Presidente da República Portuguesa.
O presidente norte-americano, George W. Bush, prorroga a Patriot Act, surgida após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.
2007
Os líderes dos 27, reunidos em Bruxelas, na Cimeira da Primavera, chegam a acordo sobre uma meta vinculativa para as energias renováveis.
Brasil e Estados Unidos assinam um acordo de cooperação para a produção de etanol, com vista à criação de um padrão internacional para os biocombustíveis.
Morre, aos 90 anos, Gerardo Mello Mourão, poeta e escritor brasileiro.
Morre Luz Franco, atriz, dramaturga e encenadora. Tinha 52 anos.
2008
O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, é reeleito sem maioria absoluta, mas com a margem “suficientemente sólida” de mais 169 deputados do que os partidos da oposição.
A atleta portuguesa Naide Gomes sagra-se campeã Mundial do salto em comprimento com um salto de 7,00 metros, no último dia dos Mundiais de atletismo Valência2008 em pista coberta. A marca de Naide Gomes constitui ainda um novo recorde nacional.
O português Nelson Évora conquista a medalha de bronze no triplo salto dos Campeonatos do Mundo de pista coberta de atletismo, que se estão a disputar em Valência, Espanha.
Morre o presidente da administração da Culturgest, Manuel José Vaz, aos 79 anos.
2009
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levanta as restrições ao financiamento público da investigação sobre células estaminais, revogando as medidas do seu antecessor, George W. Bush.
2010
Morre, aos 83 anos, a poetisa Alda Espírito Santo, figura de primeira linha na luta pela independência são-tomense.
2011
Cavaco Silva toma posse para o seu segundo mandato como Presidente da República.
O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, é eleito o melhor CEO da Europa no setor das telecomunicações, pela Institutional Investor Magazine.
O governador do estado norte-americano de Illinois abole a pena de morte, depois de uma moratória, criada após a condenação de 13 homens inocentes, ter suspenso, durante mais de uma década, a pena capital.
O tribunal de primeira instância de Tunes anuncia a dissolução da União Constitucional Democrática, partido do antigo presidente Zine El Abidine Ben Ali.
O vaivém espacial norte-americano Discovery aterra no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, terminando a sua última missão, depois de 39 viagens ao Espaço.
2012
É assinado o acordo com os credores que permite cortar a dívida grega em 100 mil milhões de euros.
2013
Morre o arquiteto Manuel Machado Vicente, conhecido como o “arquiteto de Macau”. Tinha 78 anos.
2014
Morre, com 82 anos, Naftal Langa, escultor e considerado um dos grandes nomes das artes de Moçambique.
2016
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como Presidente da República.
Morre George Martin, produtor musical britânico que transformou os Beatles em estrelas musicais. Tinha 90 anos.
2017
Um ataque com um machado na principal estação ferroviária de Dusseldorf, no oeste da Alemanha, faz vários feridos. Dois homens são detidos.
Morre, aos 84 anos, em Londres, Inglaterra, Howard Hodgkin, pintor britânico influente na arte contemporânea do Reino Unido e vencedor do prémio Turner em 1985.
2020
A China e a Rússia concordaram construir uma estação de pesquisa na Lua ou ao redor dela e colaborar em missões lunares, num movimento que poderia iniciar outra corrida espacial além, como se viu, de outros entendimentos.
Adicionar comentário