A primeira vez que fotografei os Big Gang foi em 2018 nas Festas da Ericeira. Lembro-me que nessa noite conquistaram totalmente a plateia que se mostrava descrente e pouco entusiasmada.
Aos poucos e poucos foram quebrando o gelo com um conjunto de vozes potente, secção de metais com grandes executantes, violas e teclas discretas fisicamente no palco mas com grande nível.
Na quarta-feira voltaram a Mafra no âmbito do ciclo de música “Quartas Perfeitas” no auditório Beatriz Costa, desta vez, para concerto comemorativo dos 15 anos da banda e tudo indicava que iria ser uma noite especial; som perfeitamente adaptado à sala e luzes como nunca tínhamos visto neste ciclo de espetáculos.
Já imaginou ouvir no mesmo concerto, música ligeira, incursões intemporais no estilo pop e como se não bastasse, a ousadia te interpretar temas históricos do rock?
Mais estranho ainda, neste cocktail musical que teve por exemplo um medley de José Cid, uma interpretação de Guns N’ Roses, outro medley com músicas dos Queen ou ainda, viajando até à actualidade, temas de Bruno Mars, nada parece estranho e tudo encaixa na perfeição.
Mesmo quem não aprecie este tipo de concertos de covers, fica convencido e passa por certo um bom serão tal é o ritmo, a execução o “encaixe” entre cada parte do concerto e as vozes que dão vida aos temas interpretados.
Como referi no início, a noite prometia ser especial e se já não o estava a ser, mais especial ficou quando apresentaram os convidados surpresa.
Nada mais nada menos do que Miguel Moura, o alentejano que ficou conhecido depois da sua participação no programa televisivo All Together Now.
Para além de uma voz cuidada e bem colocada, destaca-se pela sua simplicidade e pela forma como se mostra agradecido por todo o apoio que tem recebido desde a sua “aparição”.
Mas em noite de de aniversário, havia ainda espaço para mais um convidado, o consagrado Fernando Pereira, o cantor e actor que desde 1982, com uma capacidade de imitar as vozes, foi brilhando e interpretando os mais diversos cantores, sejam eles homens ou mulheres, portugueses ou estrangeiros.
No final, houve ainda tempo para agradecimentos e Hélder Sousa Silva, presente na plateia, subiu ao palco para parabenizar os Big Gang e anunciar o projeto de reclassificarão da sala Beatriz Costa que irá permitir o aumento da capacidade e condições para receber grandes espetáculos em Mafra.
Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário