As duas praias do concelho de Mafra foram interditas depois de se ter verificado problemas de segurança.
A Autoridade Marítima Nacional, anunciou ontem, dia 4 de Julho, que a Praia dos Pescadores tinha sido interditada a banhos após a análise da qualidade da água, efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente, ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos.
Esta informação foi dada pelas 13h08, e logo após a sua receção, o Capitão do Porto de Cascais deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos.
A Agência Portuguesa do Ambiente fez uma nova recolha de amostras para realizar novas análises à qualidade da água, mantendo-se a praia interdita a banhos até que os valores estejam novamente dentro dos parâmetros normais.
Toda esta ação foi articulada entre a Capitania do Porto de Cascais, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Câmara Municipal de Mafra e a Autoridade de Saúde.
Já a Praia dos Coxos, apesar de apresentar excelente qualidade de água, tendo sido, inclusive, reconhecida como uma das praias zero poluição do país, foi interdita por motivos de segurança depois de ser verificado alguma instabilidade nas arribas.
Num edital publicado pela Capitania do Porto de Cascais pode ler-se a seguinte informação:
“Na sequência da vistoria técnica às arribas e da sinalização de perigo realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, conjuntamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Mafra, e considerando a situação de instabilidade na arriba da praia dos Coxos em Mafra, fica interdito o acesso a esta praia, e será colocada uma barreira de interdição conjuntamente com duas placas de Zona Interdita de modo a interditar o caminho aí existente (conforme figura em anexo). A presente interdição será levantada logo que restabelecidas todas as condições de segurança e devidamente divulgada por Edital.”
Adicionar comentário