Até ao momento já foram recolhidos mais de 4692 m³ de lixo indiferenciado e mais de 2185 m³ de embalagens, resultado de um esforço conjunto de mais 52 entidades parceiras, 28 organizações de produtores, 784 embarcações e 3157 pescadores.
“A Pesca por um Mar sem Lixo”, um projeto coordenado pela Docapesca com o objetivo reduzir o lixo marinho e promover a melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa, acaba de arrancar na Ericeira com a adesão de 12 embarcações, que representam um universo de 40 pescadores.
A Ericeira é o 18º porto de pesca a aderir a esta iniciativa, numa parceria que envolve a Docapesca, a Câmara Municipal de Mafra, a Universidade Europeia, a Tratolixo e a Associação Pescadores Profissionais da Ericeira.
“A Pesca por um Mar Sem Lixo” é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal, no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14-Oceanos, e que promove a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca, disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra e posterior valorização.
Até ao momento já foram recolhidos mais de 4692 m³ de lixo indiferenciado e mais de 2185 m³ de embalagens, resultado de um esforço conjunto de mais 52 entidades parceiras, 28 organizações de produtores, 796 embarcações e 3197 pescadores.
O projeto foi também implementado Lagos, Viana do Castelo e Cascais em 2020 esperando-se, ainda este ano, o alargamento da iniciativa a Albufeira, Vila Real de Santo António e Vila Praia de Âncora. Já anteriormente, aderiram os portos de Peniche (2016), Ilha da Culatra e Aveiro (2017), Figueira da Foz e Sesimbra (2018), Póvoa de Varzim, Setúbal, Matosinhos, Sagres, Portimão,
Quarteira, Olhão, Nazaré e em Sines (2019).
Adicionar comentário