Geral

Mafra é considerado um dos melhores destinos para aproveitar o sol durante todo o ano

Segundo o Holidu, motor de pesquisa para casas de férias, Mafra está entre os destinos com mais sol. Neste artigo mostramos-lhe os 10 melhores destinos para aproveitar o sol de Inverno, bem como dicas dos melhores sunsets, rooftops, praias e atividades.

Entre a vasta lista de benefícios da moderada exposição ao sol e da, consequente, absorção de vitamina D, temos a melhoria do humor, bem como um sistema imunitário mais forte e até perda de peso. Mas, para além disto, ter mais dias de sol significa que se pode divertir mais e viver mais.

Para aproveitar os dias de sol que este inverno está a oferecer ou se quer uma dose extra de vitamina D vai ter de visitar os dez destinos que se seguem: os mais solarengos de Portugal.

1º Faro

Faro é o destino com mais sol de Portugal, com uma média de 341,2 horas de sol mensalmente. A cidade está rodeada por uma cerca de 200 km de costa arenosa, divididos em várias praias, que abrigam a cidade. A Ilha de Faro é a praia mais próxima e mais popular de Faro, e apresenta um trecho arenoso dourado no lado atlântico e águas calmas na beira da lagoa. Faro está repleta de restaurantes, lojas e centros desportivos aquáticos, que permanecem abertos durante todo o ano, graças ao clima ameno da zona no Inverno.
– Dica: Aproveite as fantásticas condições de vento e ondas para experimentar o windsurf e o parapente, ou para se aproximar da vida marinha numa viagem de mergulho ou pesca. Há também muitas outras formas de desfrutar do ar livre, desde a observação de aves no Parque Natural da Ria Formosa até à travessia da paisagem rural de um jipe.

2º Portimão

Em segundo lugar Portimão, que conta com 338,9 horas de sol mensalmente. Combina uma vasta quantidade de atividades com edifícios históricos e culturais, perfeito para explorar nas férias. Apesar da maioria das pessoas vir pelas praias deslumbrantes que Portimão tem, o centro e os seus arredores imediatos também oferecem locais encantadores e vida selvagem exótica
Deixe-se encantar pelas diversas atividades que aqui o esperam!
– Dica: Embarque no moderno catamarã Ophelia na Zona Ribeirinha de Portimão e navegue ao longo da costa ocidental do Algarve. Desfrute da exploração das belas grutas de Benagil, um dos lugares mais mágicos que alguma vez verá, e das rochas de formações bizarras nesta parte do Algarve.

3º Loulé

No lugar mais baixo do pódio, mais uma região no sul, Loulé com 338,7 horas de sol. É um ótimo local para quem tenta evitar os invernos rigorosos e sombrios de algumas cidades Europeias.
Aqui o inverno é ameno, com bastante sol, o que apresenta uma excelente combinação para atividades ao ar livre, muitos locais históricos a explorar, parques naturais e trilhos, bem como campos de golfe. Os verões são geralmente mais movimentados, acrescentando uma vantagem aos que o visitam durante os invernos, pois podem evitar multidões e desfrutar da paz que Loulé
tem para oferecer.
– Dica: 2 locais a não perder: Comece o dia com um passeio no castelo de Loulé (de origem árabe e que remonta ao longínquo século VIII), de seguida caminhe nos jardins dos Amuados, antigo cemitério, que é hoje um chamariz para os casais de namorados. Descanse num dos seus bancos enquanto usufrui da magnífica vista deste miradouro com vista para o Santuário de
Nossa Senhora da Piedade.

4º Funchal

Em quarto lugar, situado numa baía banhada pelo Oceano Atlântico, na costa sul da ilha da Madeira com 332,6 horas de sol mensalmente, encontramos o Funchal. É o maior centro turístico, cultural e comercial do arquipélago da Madeira. Esta cidade oferece uma vasta gama de atividades de lazer ao ar livre para aproveitar o sol, passeios nos seus belos jardins e
caminhadas ao longo da marina do Funchal.
– Dica: Visita ao Miradouro do Pico dos Barcelos. Este miradouro está situado na freguesia de Santo António, a cerca de 355 metros de altitude, e a partir daqui é possível contemplar uma vista panorâmica deslumbrante sobre a baía e cidade do Funchal.

5º Cascais

A meio da classificação, Cascais, com uma média de 324,4 horas de sol mensalmente. Assim que visitar este concelho em dias de sol não mais vai querer sair. Praias, natureza, falésias viradas para o mar, um centro para passear e rooftops são apenas alguns dos pontos de interesse em Cascais. Aproveite o sol e vá até à Boca do Inferno, aqui pode descontrair, bronzear-se e observar o mar a bater nas falésias, de seguida desça até ao centro do concelho e passeie pela praia.
– Dica: Blue Bar Rooftop. Com uma vista deslumbrante, este é o local ideal para relaxar e experimentar a variedade de cocktails e refeições ligeiras que o Bar Azul oferece. Um espaço privilegiado, perfeito para um pôr do sol glamoroso com vista para o mar enquanto bebe um cocktail exótico.

6º Oeiras

Em sexto lugar com uma média anual de 21 graus, Oeiras. Há algo de mágico nas mais pequenas ou menos conhecidas regiões. Quer se vá para Oeiras durante apenas alguns dias ou esteja a pensar ficar mais tempo, rapidamente se apaixonará por este lugar. De facto, com tantas coisas maravilhosas, desde praias, a bares e parques, faz sentido que não queira
regressar a casa!
– Dica: Brunch no Verso Rooftop. Localizado no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, este rooftop com uma vista incrível é, seguramente, um dos espaços mais cool do concelho.

7º Mafra

Em sétimo lugar com uma média 323,2 horas de sol temos Mafra. Um belíssimo e tranquilo município a apenas trinta minutos de carro da capital portuguesa, Lisboa. De um palácio nacional a uma reserva de surf de renome mundial, há muito para desfrutar aqui. Conheça o centro deste município e deixe-se levar pelos seus encantos.
– Dica: Tapada Nacional de Mafra. Aqui poderá fazer passeios, visitas e trilhos pedestres, praticar seta e arco, andar no pequeno comboio, dar uma volta de burro ou de cavalo, ver espetáculos de aves de rapina e fazer trilhos de bicicleta.

8º Sintra


No 8.º lugar, com uma média de temperatura anual de 19,8 graus, temos Sintra, de natureza e atividades ao ar livre está esta região cheia. Sintra encontra-se numa paisagem montanhosa verde, repleta de palácios, propriedades rurais, parques e um castelo medieval. Pode caminhar por bosques com árvores exóticas gigantes no século XIX, ou seguir para a costa em busca de praias debaixo de penhascos que raspam o céu, ou seja, o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.
– Dica: Sunset do Bar do Fundo. Depois de um dia a passear por Sintra, que tal ir à praia dar um passeio e ficar a ver o ‘sunset‘ no restaurante Bar do fundo. Enquanto lá está, peça um cocktail e desfrute da vista que a Praia Grande lhe oferece.

9º Torres Vedras


Torres Vedras em nono lugar, uma agradável surpresa na classificação, com 321 horas de sol mensalmente. Uma dose de adrenalina é certa quando se está lá fora em aventura, quer se trate de nadar, fazer rafting no rio, rapel, andar de motociclismo, de bicicleta com amigos ou apenas numa escapadinha de fim de semana.
– Dica: Se procura um dia diferente e adora cavalos venha a Torres Vedras! Vai encontrar aulas para principiantes, aulas particulares de equitação avançada, passeios de pónei para crianças e eventos de grupo.

10º Lisboa

Em último lugar na classificação com 320,9 horas de sol mensalmente encontramos a capital do país, Lisboa. Esta cidade é uma mistura encantadora de cultura, história e gastronomia. Mas há mais em Lisboa do que pastelarias, museus de arte, tascas rústicas e fado. A dispersão dos parques nacionais e da costa atlântica oferece algumas das melhores atividades ao ar livre de Portugal – caminhadas, surf, snorkelling e escalada.
– Dica: Deixamos o nosso conselho de um rooftop de tirar o fôlego – Sky Bar by SEEN. Saboreie um mojito e desfrute de uma atmosfera sofisticada mas descontraída, com música ao vivo e DJs.

Fonte: Holidu