Depois de lhe darmos a conhecer todos os benefícios deste fruto, é impossível não estar rendido/a à Physalis. Por esse motivo, decidimos trazer-lhe algumas dicas para que possa cultivar a sua própria Physalis e tirar ainda mais proveito
Antes de cultivar a Physalis
Antes de cultivar a Physalis deve ter em consideração quais as condições ambientais favoráveis para esta cultura se desenvolver adequadamente.
- Trata-se de uma planta herbácea rastejante que pode alcançar cerca de 1,8 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura.
- Cresce bem em solos pobres, mas prefere solos bem drenados ricos em matéria orgânica e textura arenoargilosa com pH ótimo de 5.5-7.0.
- Clima tropical, subtropical e temperadas, temperaturas ótimas entre 14 e os 25 ºC;
- Exposição solar de semi-sombra ou sol direto;
- Planta muito sensível a ventos fortes, excesso de humidade e geadas.
- É aconselhável cultivar esta planta perto de um muro, por exemplo, pois ajuda a que estejam mais abrigadas;
- Evite cultivar a physalis em locais anteriormente estiveram cultivadas culturas da mesma família a que esta pertence (solanáceas) tais como o tomate, o pimento, a beringela ou a batata.
- Plantas companheiras: Espargos, alfaces, cenouras, basílico, alho, salsa e cebola.
- Tem um ciclo curto e pode ser cultivada praticamente em qualquer altura do ano, apesar de apresentar uma melhor adaptação a climas mais quentes.
Como cultivar a Physalis
- Pode cultivar a physalis adquirindo as sementes desta planta ou comprando já a planta pronta a plantar num viveiro;
- Se optar pelas sementes, coloque-as em vasos com cerca de 1cm de profundidade e em substrato adequado. Depois cubra-as novamente com o substrato que escolheu. Pode realizar a sementeira durante todo o ano, no entanto, é aconselhável não fazer nos meses mais frios pois pode comprometer o desenvolvimento das plantas. Quando as plantas atingirem cerca de 20 cm de altura, pode transplantá-las para o local definitivo que escolheu. O ideal é que faça a sementeira nos meses de Janeiro e/ou Fevereiro e transplante na altura da primavera pois as temperaturas já são mais agradáveis.
- Lavre o solo superficialmente 10-15 cm) com uma ferramenta do tipo “actisol” ou uma fresa;
- Opte por distanciar as plantas de physalis pelo menos 40 cm umas das outras (na linha) e quando estas atingirem um altura mais considerável (cerca de 1 metro), coloque um tutor junto delas para evitar que “acamem”;
- O seu tempo de germinação é de 15 a 20 dias;
- A physalis é uma planta rústica, portanto não necessita de grandes cuidados da sua parte. Porém, se as temperaturas forem muito altas e o tempo seco deve regar mais frequentemente mas evitando o encharcamento.
Quando e como colher a Physalis
- Desde o fim do verão até Novembro quando chega o frio. O momento ideal para colher physalis é quando atinge a fase em que o “capuchinho” seca e acaba por cair bem como quando o fruto muda de cor. Normalmente, a colheira realiza-se 4 a 5 meses após a plantação, podendo estender-se por mais dois ou três meses;
- Deve proceder à colheita com muito cuidado para que não danifique o fruto. Como os frutos não ficam maduros todos ao mesmo tempo, vá colhendo todas as semanas consoante estes estejam ou não ” no ponto” para serem colhidos.
- Cada planta produz 2 a 4 Kg por ano e cerca de 300 frutos por ano;
- Este fruto pode durar durante 3 semanas quando é armazenado a 5-13 ºC com humidade de 85-90%.
Adicionar comentário