A Basílica do Real Edifício de Mafra, Património Mundial da UNESCO, abriu na passada sexta-feira à noite as suas portas para um inédito concerto pelo Coro da Fundação Casa da Música, acompanhado por Sofia Diniz, viola da gamba, e Laura Puerto Cantalejo, órgão, com direção musical de Nacho Rodriguez.
Obras como Sestina: Lagrime d’Amante al Sepolcro dell’Amata, do Sexto Livro de Madrigais, de Claudio Monteverdi, Jesu, meine Freude, BWV 227, de Johann Sebastian Bach, e Psaume 130, Aus tiefer Not, de Philippe Hersant, foram ouvidas num espaço fabuloso ao nível acústico.
Foi mais uma organização da Câmara Municipal de Mafra, no âmbito do Mural 18 – Programação Cultural em Rede que visa e pretende garantir o acesso dos munícipes à cultura.
Fundado em 2009, o Coro Casa da Música é constituído por uma formação regular de 18 cantores, que se alarga a formação média ou sinfónica em função dos programas apresentados.
Contou com Paul Hillier como maestro titular, até 2019, e tem sido também dirigido por outros maestros prestigiados no âmbito da música coral, como Simon Carrington, Nicolas Fink, Antonio Florio, Robin Gritton, Sofi Jeannin, Andrew Parrott, Marco Mencoboni, Kaspars Putniņš, Nacho Rodríguez, Gregory Rose, Nils Schweckendiek e James Wood.
Fotografias e texto de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário