Saúde

Dia Mundial da Atividade Física: Saiba porque é que o exercício é tão essencial à sua saúde

O Dia Mundial da Atividade Física é celebrado a 6 de Abril por mais de 120 países, com o objetivo de difundir a prática desportiva e orientar a população para uma vida mais saudável.

Mesmo dentro do contexto atual, torna-se fulcral manter uma atividade física ativa, mesmo que condicionada ao espaço e ferramentas disponíveis. A não realização de qualquer exercício físico pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. A prática de exercício físico regular é sinónimo de inúmeras vantagens. Eis as mais significativas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde:

  • Reduz o risco de morte prematura;
  • Diminui o risco de morte por problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral;
  • Ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
  • É uma estratégia de prevenção e redução de doenças como hipertensão e osteoporose;
  • Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de obesidade;
  • Reduz o risco de dores lombares e nos joelhos;
  • É um aliado para a saúde de ossos, músculos e articulações;
  • Diminui o stress, ajuda a combater a ansiedade e a depressão e promove o bem-estar psicológico;
  • Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco como o consumo de tabaco, ingestão em excesso de bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas, sendo também um aliado de uma alimentação saudável, especialmente em crianças e adolescentes.

Não tem tempo nem paciência para ir ao ginásio? Não se preocupe, trazemos-lha algumas soluções simples que podem fazer toda a diferença no seu dia à dia

Exercício ao acordar
Antes de ir trabalhar, faça uma breve sessão de exercício físico em casa. Vai dar-lhe uma maior sensação de energia e bem-estar para o resto do dia, ajuda a reduzir a pressão arterial e potencia a qualidade de sono.

Use escadas em vez do elevador
Esta é uma das opções mais saudáveis para fazer algum exercício sem se dar conta. Criar o hábito de subir escadas fortalece a função cardiovascular.

Não estacione o carro à porta
Opte por estacionar um pouco mais longe do destino, aproveitando essa distância para caminhar e fazer exercício quase sem notar.

Use um pedómetro
É uma ferramenta que ajuda a estabelecer objetivos de atividade física e pode fazê-lo, por exemplo, através do seu smartphone. De acordo com alguns estudos, recomenda-se, por exemplo, a caminhada de cerca de 10 mil passos por dia. Para atingir esta marca basta andar durante 30 minutos, todos os dias, e fazer o seu dia a dia normal.

No local de trabalho
Aproveite para integrar alguns hábitos que promovam a atividade física e a mobilidade. Assim, aproveite as pausas e faça, por exemplo, alongamentos à secretária. Caso passe o dia sentado, não prescinda de se levantar e caminhar uns minutos a cada hora. E se tiver de falar com um colega, evite o telefone ou o email. Levante-se e desloque-se até ele.

Diminua os períodos de inatividade
Além de aumentar os seus níveis de atividade física, é também essencial diminuir as fases mais sedentárias, seja em casa ou no local de trabalho. Assim, tente não passar longos períodos de tempo sentado, impondo um limite. Por exemplo, levante-se e caminhe a cada 30 minutos sentado.

Faça caminhadas e use a bicicleta
Um dos melhores exercícios para combater os efeitos negativos do sedentarismo é caminhar. Se morar perto do local de trabalho, prefira, sempre que possível, ir a pé, em vez de utilizar os transportes públicos. Se tiver possibilidade, faça uma caminhada no período de almoço. Está provado que andar, pelo menos 30 minutos por dia, tem inúmeros benefícios para a saúde. A bicicleta é outra alternativa, sendo uma excelente forma de exercício. Desenvolve a mobilidade e é uma estratégia que combate os efeitos do envelhecimento, promovendo a saúde do sistema imunitário.

Alongue enquanto vê televisão
Experimente fazer alongamentos ou flexões enquanto vê televisão. É outra forma excelente de lutar contra o sedentarismo.

Tenha atenção à sua postura
Sobretudo enquanto realiza tarefas domésticas como aspirar ou lavar a loiça. Mesmo que não se aperceba, estas são ações que pressupõem momentos de exercício adicional. Para tornar tudo mais divertido, ouça música e dance, duas atividades que cuidam da sua saúde física e emocional.

Faça jardinagem
Está provado que esta é uma das formas mais simples de se manter fisicamente ativo.