Fique a conhecer alguns dos conselhos que o/a irão ajudar a viver em pleno depois dos 65 anos.
- Manter-se em forma
A atividade física ajuda a melhorar a resistência, força muscular, equilíbrio, coordenação e o humor e ajuda a prevenir vários tipos de dor. O médico assistente deve aconselhar o idoso sobre qual o tipo de exercício físico mais adequado às suas particularidades.
- Rodear-se de pessoas
Ter atividades de lazer e hobbies que permitam reencontrar amigos ou conhecer pessoas novas é essencial para evitar a sensação de isolamento/depressão.
- Favorecer um bom equilíbrio
A medicação, a tensão baixa ou a visão mais reduzida podem promover as quedas. Existem exercícios diários simples que melhoram o equilíbrio, como manter-se num só pé ou elevar a perna atrás e ao lado. Ao fazê-los, deve-se ter por perto uma cadeira que permita o apoio, se for necessário.
- Ter uma casa à prova de quedas
- As divisões devem estar livres de obstáculos
- Suprima os tapetes soltos ou fixe-os
- As estantes devem estar presas à parede
- A casa de banho deve ter vários pontos de luz, um piso antiderrapante e barras de apoio
- Os sabonetes devem ser substituídos por sabonete líquido
- Usar sapatos/chinelos antiderrapantes ao andar em casa
- Promover um cérebro ativo
Fazer palavras cruzadas ou sudoku, jogar Scrabble ou aprender uma língua são formas de manter o cérebro jovem e preservar a memória.
- Ter uma rede de apoio
Deve ter-se uma lista, num local acessível, com os nomes e números de telemóvel de familiares/vizinhos que devem ser contactados em caso de emergência.
- Guardar à vista exames e dados importantes
Os exames médicos mais recentes e a lista da medicação que se está a tomar devem estar guardados num local acessível, assim como os documentos de identificação.
Fonte: Cuf
Adicionar comentário