A sopa é um prato que faz parte da gastronomia portuguesa e ainda bem, pois traz vários benefícios para a nossa saúde. Conheça seis das vantagens da sopa.
Creme de legumes, caldo verde, canja, sopa de peixe. As sopas fazem parte da tradição gastronómica portuguesa e as receitas são inúmeras. Seja como entrada ou como prato principal, incluir sopa na nossa alimentação traz vários benefícios à saúde. Conheça em maior detalhe seis vantagens de comer sopa.
É rica em nutrientes
A sopa pode ser uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibra, dado que inclui vários grupos alimentares: legumes, que habitualmente são os protagonistas, leguminosas, carne e peixe, e pode até incluir sementes ou frutos secos.
Sacia e hidrata
A água é um dos principais componentes da sopa e, por isso, incluí-la na nossa alimentação é também uma boa forma de nos mantermos hidratados.
Além disso, a sopa favorece uma maior saciedade, contribuindo para que nos sintamos mais satisfeitos mais rápido e durante mais tempo comparativamente a outras refeições mais “pesadas”. Ao almoço ou ao jantar, prefira ingerir a sopa antes do prato principal, pois, deste modo, a insulina é libertada de forma gradual, promovendo a sensação de saciedade mais precoce e continuada. Outro fator que contribui para que seja um prato saciante é o seu elevado teor de água, que lhe confere volume, levando os recetores do estômago a transmitir ao cérebro a sensação de saciedade.
Nem todas as sopas satisfazem o nosso apetite de igual forma. Por exemplo, as sopas com pedaços tendem a saciar mais do que as sopas passadas / trituradas, provavelmente porque o estômago demora mais tempo a fazer a digestão dos alimentos. Também as sopas com cereais integrais, leguminosas, vegetais e carne magra tendem a sair mais lentamente do estômago.
E sabia que alguns tipos de sopa mantêm-nos até saciados durante mais tempo do que se comêssemos os seus ingredientes de forma separada? É o caso, por exemplo, das que têm lentilhas. Por isso, a sopa pode ser especialmente útil para quem tem diabetes ou para quem é importante evitar lanches entre as refeições.
Sabia que…
Iniciar o almoço e o jantar com uma sopa reduz a quantidade total de calorias ingeridas nessa refeição.
Ajuda a manter o controlo do peso
Desde que os ingredientes sejam bem escolhidos, a sopa pode ser um ótimo aliado quando o objetivo é manter um peso saudável ou até perder peso. Para reduzir a ingestão calórica total de uma refeição, prefira as sopas com menos calorias e ricas em fibra – como as de legumes e com leguminosas.
Além disso, um dos principais componentes da sopa é a água, fazendo desta uma opção com uma menor densidade energética. Deste modo, acabamos por comer uma refeição que nos sacia, mas que não tem um elevado teor de calorias.
É uma opção fácil, prática e económica
Uma vez que a sopa pode ser confecionada em maior quantidade e depois armazenada – no frigorífico, pode ser consumida no prazo de três dias, e no congelador, num prazo de até três meses -, é uma forma prática de ter um prato saudável facilmente disponível, sem ter de cozinhar todos os dias. Basta aquecer na hora e servir.
Além disso, a sopa acaba por ser uma receita pouco dispendiosa pelos ingredientes que habitualmente são utilizados: os legumes.
Adapta-se a todas as ocasiões
A sopa é um prato que pode ser adaptado às diferentes necessidades de cada um, bastando escolher os ingredientes ou ajustar as quantidades em função do objetivo a cumprir. Por exemplo, no verão, é possível optar por sopas frias (como o gaspacho) e no inverno por opções quentes e mais aconchegantes. Além disso, a quantidade de sal pode ser reduzida e o teor calórico também pode ser maior ou menor em função do objetivo nutricional.
É uma boa forma de incluir vegetais na alimentação das crianças
É comum algumas crianças não serem grandes adeptas de legumes. Incutir o hábito de comer sopa pode ser uma estratégia para assegurar que comem estes alimentos ricos em nutrientes que contribuem para um normal desenvolvimento da criança. Tendencialmente, os mais pequenos preferem sabores doces aos amargos, podendo ser escolhidos legumes ou fruta para equilibrar o sabor.
Atenção ao sal adicionado
A sopa tem um grande potencial para ser um prato saudável, mas é importante que a quantidade de sal seja reduzida. Sobretudo na confeção de sopa para bebés, crianças e adultos com problemas de saúde como pressão arterial alta, não deve ser adicionado sal à sopa.
Uma boa estratégia passa por adicionar especiarias e ervas aromáticas à sua sopa, como orégãos, salsa, coentros, alho ou gengibre.
Fonte: Cuf
Adicionar comentário