Efemérides & Curiosidades

1 de Abril: A origem e as tradições do Dia das Mentiras

A origem deste dia

O Dia das Mentiras surgiu em França, no século XVI. Até a esta data, os Franceses guiavam-se pelo calendário Juliano, celebrando a passagem de ano a 1 de Abril. Mas, em 1564, o rei D. Carlos IX instituiu-o pelo calendário Gregoriano. Este calendário é o que utilizamos na atualidade, onde a passagem de ano é celebrada no dia 1 de Janeiro.

Esta mudança trouxe alguns protestos, pois nem toda a população estava de acordo. Naquela altura, os meios de comunicação também não eram rápidos e eficazes como hoje, fazendo com que grande parte da população não tivesse conhecimento desta mudança e se tornasse alvo de partidas pelas pessoas que estavam informadas. Estas partidas consistiam em receber convites para festas de Ano Novo que se iriam realizar no dia 1 de Abril. No dia, as pessoas chegavam ao local e era mentira.

Estas brincadeiras ficaram de tal forma virais que passaram a ser uma tradição não só em França como em todo o mundo.

Uma outra corrente associa esta data aos festivais de primavera que assinalavam o fim do inverno, onde os foliões libertavam alguma da loucura contida durante os meses de frio, aproveitando para ludibriar os outros

Dia das Mentiras à volta do mundo

França, Bélgica e Itália

A data tem o nome de Poisson d’Avril, peixe de abril em tradução literal. Nas escolas, muitos alunos têm o hábito de colar o desenho de um peixe nas costas dos colegas sem que estes se apercebam, rindo-se discretamente deles. Algumas regiões italianas e belgas também já adotaram esta brincadeira.

Escócia

A tradição era celebrada em dois dias. O primeiro dia começava com a “caça do Gowk (tolo)”, em que as pessoas enviavam bilhetes falsos. O segundo dia era o Tailie Day, que envolvia brincadeiras como colocar caudas falsas nas pessoas ou colocar bilhetes nas costas de alguém, com mensagens divertidas.

Inglaterra e EUA

Em Inglaterra e nos EUA, por exemplo, o dia é conhecido como “April Fool’s Day” ou “All Fool’s Day”, que significa o “Dia dos Tolos de Abril” ou “Dia de Todos os Tolos“, onde se contam mentiras e pregam-se partidas aos amigos e familiares.

Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia

Este dia é marcado, sobretudo nas zonas mais rurais, por fogueiras, celebrando a chegada da primavera e a (muito) ligeira subida da temperatura que por lá se verifica.

India

Na Índia, é celebrado o festival Holi, um dos mais animados do país, onde se lançam pós coloridos.