“A primeira execução moderna do Magnificat de Marcos Portugal, que não se ouve desde o tempo de D. João VI, será tocada nessa noite.”
Na tarde de 16 de Setembro, pelas 18h45, no dia que antecede a coroação pontifícia da veneranda imagem da Santíssima Virgem Maria no mistério da Sua Soledade, o Enviado Especial do Papa Francisco, o cardeal português, e Prefeito do Dicastério D. José Tolentino de Mendonça, enviado a Portugal expressamente para esta ocasião, presidirá às vésperas solenes de Nossa Senhora.
A componente musical da celebração – assegurada pela Capella de S. Vicente e pelos seis órgãos da Real Basílica de Mafra – incluirá, para além de canto gregoriano e de cânticos litúrgicos em português, a primeira execução moderna do Magnificat de Marcos Portugal, até agora inédito na biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e a estreia absoluta do Deo gratias de João Vaz.
O carrilhão e restastes sinos, serão cordeados e executados pelo carrilhanista, Abel Chaves.
A este respeito, Francisco Simões do Paço, Juiz da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra comenta, “Todos os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Soledade estão convidados para assistir a esta cerimónia que antecede a coroação pontifícia. Serão ouvidos os 6 órgãos da basílica, cantores, carrilhão, clarins da Fanfarra do Exército, música que não se ouve desde o tempo de D. João VI, uma celebração única e irrepetível”
Estas cerimónias, integradas no IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, motivam e ajudam a sociedade civil e fiéis, a consolidar as relações da Irmandade com outras organizações religiosas e civis, na consecução dos seus fins estatutários.
O acesso é de entrada livre, porém limitado à capacidade do espaçou e sem reserva previa, como nenhuma das celebrações conexas com a coroação pontifícia de Nossa Senhora da Soledade.
Fonte: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (Press Release)
Adicionar comentário