Fique a conhecer melhor este medicamento.
O que é o colesterol?
O colesterol é uma substância maioritariamente produzida pelo nosso organismo (apenas 25% é obtido através da dieta), e tem um papel importante no funcionamento celular, especialmente nas crianças e adolescentes.Nos adultos, o colesterol é geralmente considerado como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. De um modo geral, podemos considerar o colesterol “bom” (HDL) e o colesterol “mau” (LDL). O colesterol HDL impede o colesterol LDL de se alojar na parede das artérias impedindo a formação de placas e reduzindo o risco de enfarte agudo do miocárdio (EAM) e acidente vascular cerebral (AVC). O colesterol LDL, em níveis elevados, deposita-se nas artérias, formando placas que podem levar à sua obstrução e impedindo a passagem de sangue podendo provocar EAM e AVCs. As estatinas, quando indicadas, são os medicamentos que ajudam a controlar os valores de colesterol no sangue!
Mito 1 – Os suplementos naturais (como o arroz vermelho) são mais seguros que as estatinas.
Os suplementos naturais não estão sujeitos aos mesmos estudos e regulamentações que os medicamentos. Um produto “natural” não está isento de riscos e, inclusive, podem causar problemas graves de saúde dependendo da condição da pessoa e de que outros medicamentos toma regularmente. Não existe evidência segura que comprove que os suplementos são seguros ou que podem prevenir doenças cardiovasculares, ao contrário das estatinas.
Mito 2 – Se mudar a minha dieta vou ter resultados tão bons como com as estatinas.
Uma dieta variada e equilibrada e um estilo de vida saudável são muito importantes na prevenção de doenças cardiovasculares como EAM ou AVCs e devem ser aliadas no tratamento com estatinas. No entanto, para além de baixarem o colesterol, as estatinas também estabilizam as placas que já estão formadas, impedindo a sua progressão ou rutura, pelo que a dieta pode não ser suficiente para atingir os valores de colesterol adequados.
Mito 3 – As estatinas destroem os músculos.
Apesar de muitas pessoas referirem dores musculares quando iniciam toma de estatinas, a verdade é que estas são na maioria das vezes ligeiras e transitórias, ou seja desaparecem com o uso continuado da medicação, e não causam destruição do músculo. Além disso, não esquecer que as dores musculares podem estar associadas a outros motivos como excesso de peso, sedentarismo ou infeções virais. Ter dores musculares não significa que tem de deixar de tomar a estatina!
Mito 4 – As estatinas são caras.
Como na maioria dos medicamentos, existem opções mais caras que outras. Existem várias opções de estatinas com custos que variam entre 9 e 74 cêntimos por dia!
Mito 5 – As estatinas causam perda de memória.
O cérebro produz o seu próprio colesterol e não depende do colesterol que circula no sangue, pelo que o uso de estatinas não afeta a função cognitiva. Além disso, o uso prolongado de estatinas pode ter um efeito benéfico no cérebro uma vez que ajuda a prevenir AVCs protegendo a saúde das artérias cerebrais.
Fonte: Beatriz Andrade Santos (médica interna Medicina Geral e Familiar – USF Andreas) e Bianca Silvestre (médica interna Medicina Geral e Familiar – USF Andreas)
Adicionar comentário