Arte & Cultura Geral

Venha celebrar connosco!

No dia 7 de julho de 2024, o Real Edifício de Mafra (conjunto formado pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) assinala o quinto aniversário da sua inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO com um diversificado programa de comemorações que, para além de momentos musicais, visitas guiadas e passeios pedestres, integra a cerimónia evocativa, após a qual é apresentado o Centro Europeu de Música Portugal (CEM Portugal) e uma nova exposição.

O programa tem início às 08h45, com um concerto de carrilhão, por Abel Chaves. O público pode assistir, gratuitamente, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra.

Segue-se a cerimónia evocativa, a qual incluirá, também, a apresentação do CEM Portugal e a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Mafra e esta entidade. Este protocolo visa assegurar a instalação efetiva do CEM Portugal no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, reforçando a ligação da vila à Música. No final da cerimónia, terá lugar um momento musical pela pianista Shani Diluka, que interpretará obras de Domenico Scarlatti.

Segue-se a abertura da exposição “AD GLORIAM DEI. Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra”, patente na Galeria Municipal Torreão Sul. Coorganizada pelo Município de Mafra (que promoveu a iniciativa), pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra e pelo Palácio Nacional de Mafra, e comissariada por Teresa Leonor Vale, historiadora de arte, esta mostra apresenta uma primeira reflexão acerca da história, do património artístico e do património imaterial, integrando peças de arte sacra, escultura, pintura, ourivesaria, metalística e têxteis, da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Santo André de Mafra.

A partir das 09h30, a Escola das Armas dinamiza a iniciativa “Júnior BootCamp”, destinada a jovens entre os 10 e os 18 anos, com atividades de treino físico-militar, jogos e pistas de obstáculos. Às 10h00 e às 17h00, a partir da Escola das Armas, realizar-se-ão igualmente os passeios pedestres “Trilhos da Tapada Militar à Tapada Real”, cujo percurso atravessa a parada militar e a sua icónica escadaria, passando pelo Forte do Juncal e terminando no portão do Codeçal, na Tapada Nacional de Mafra.

Também às 10h00, o Palácio Nacional de Mafra dá início ao conjunto de visitas guiadas “Palácio e Convento – o Monumento”, que percorre a história de algumas das mais conhecidas salas deste edifício.

Pelas 11h30, realiza-se a missa presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

O programa continua às 15h00, na Tapada Nacional de Mafra, com a apresentação do projeto arqueológico “Paisagens Antigas da Tapada de Mafra”, por Ana Catarina Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e por Marta Miranda, Arqueóloga da Câmara Municipal de Mafra.

Será, também, possível visitar a Tapada Nacional de Mafra em carro elétrico, a partir das 15h30. O “Eco-passeio pelo Património Natural” levará os participantes numa visita mais sustentável e ecológica, com recurso a áudio-guia para uma melhor interpretação do espaço, dos animais ali residentes e do ecossistema.

As comemorações retornam à Basílica do Palácio Nacional de Mafra, às 16h00, onde decorrerá um concerto especial com os seis órgãos históricos e coro. Segue-se um concerto de carrilhão, por Abel Chaves, às 17h30, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra.

À mesma hora, no Campo dos Plátanos – Escola das Armas, tem início a apresentação da Reprise da Escola de Mafra do Exército Português, a expressão máxima do conhecimento da Equitação Militar, onde serão demonstradas coreografias sincronizadas, bem como exercícios de equitação representativos da destreza e doutrina equestre ali praticadas.

A última atividade do dia inicia-se às 22h00. Trata-se do concerto pela Banda Sinfónica do Exército, integrado na programação musical do Festival do Pão, a decorrer no Jardim do Cerco, em Mafra.

Este programa de comemorações é organizado pelas entidades gestoras deste conjunto patrimonial: Câmara Municipal de Mafra, Museus e Monumentos de Portugal/ Palácio Nacional de Mafra, Exército Português/ Escola das Armas, Tapada Nacional de Mafra e Paróquia de Santo André de Mafra.

Consulte a programação completa em: https://www.cm-mafra.pt/p/realedificio

Fonte: CMM