Embora saiba que os interesses dos estados são mais importantes e perenes que qualquer líder político e que a geografia onde os estados se inserem condiciona a política e a estratégia, fiquei incomodado com as afirmações que Donald Trump fez acerca da NATO, e sobre o não cumprimento do artigo da organização, o que garante a defesa coletiva dos aliados, caso estes não invistam 2% do seu PIB em defesa, chegando mesmo a referir que convidaria a Rússia a invadir esses estado caloteiros.
Com este argumentário Trump convida a Rússia a expandir-se e a invadir mais território europeu, pois o vazio é inimigo da estratégia.
Temo também que a Ucrânia sem o apoio americano em termos logísticos , perca a guerra rapidamente e que a Rússia a ganhe, cenário desastroso para os estados membros.
Putin, Trump, Herdogan e todos os outros líderes da extrema direita populista europeia comungam a mesma Ideologia, pelo que é natural que tenham várias conexões entre si, e que se aliem entre si, e que essa ideologia possa vir a ser catalisadora de novas alianças e que destruam outras, como a Nato.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário