Desporto Geral

TeamGym Portugal, Ilustres desconhecidos

Antes de mais, uma nota prévia destinada aos leitores mais exigentes no tocante ao regionalismo informativo. Faço este pequeno apontamento sobre a Seleção Portuguesa de TeamGym, pois para além de normalmente dar visibilidade a modalidades amadoras, existe um elo de ligação entre este artigo e a Ericeira.

Gonçalo da Costa Sousa, o selecionador da equipa nacional sénior, viveu a sua infância e adolescência onde o mar é mais azul e ainda hoje é visita constante à nossa vila.

Fomos ao aeroporto de Lisboa esperar pelas seleções (M/F) de TeamGym e naturalmente constatámos que éramos o único órgão de informação presente, o que torna este artigo um exclusivo (ironia).

Mas vamos ao que interessa, o TeamGym é uma disciplina de ginástica, praticada em equipa e composta por três aparelhos: Solo, Tumbling e Trampet (Mini-Trampolim).

Neste campeonato realizado em Baku, no Azerbaijão, a representação portuguesa obteve o quinto lugar em seniores masculinos e a décima posição em juniores femininos.

Apesar do cansaço, após a longa viagem desde Baku até Lisboa, passando por Istambul, quisemos saber o que significou para o selecionador nacional esta sua primeira experiência no cargo numa prova internacional.

Gonçalo da Costa Sousa partilhou que “Foi com enorme orgulho que aceitei o desafio de ser selecionador nacional da equipa sénior masculina de Portugal em TeamGym. A nossa delegação foi composta por 80% de atletas do Sporting Clube de Portugal, clube no qual tenho o privilégio de ser treinador da equipa sénior masculina. Apesar dos vários incidentes que nos impactaram ao longo da competição, posso afirmar com segurança que a nossa participação foi motivo de grande orgulho. Orgulho, não apenas pelos resultados alcançados, mas sobretudo pela forma como a equipa técnica se organizou, pela resiliência e espírito guerreiro dos nossos atletas, e pela união deste grupo, que soube ultrapassar cada desafio com a força e determinação lusitana que nos caracteriza.”

Questionámos ainda o selecionador relativamente ao futuro da modalidade em termos internacionais, ao que o técnico respondeu “Foi uma honra fazer parte deste projeto e acredito que deixámos bons indicadores para o futuro da nossa modalidade. Com o apoio contínuo da nossa federação, temos todas as condições para manter vivo o TeamGym em Portugal e continuar a evoluir.

Olhamos com ambição para o futuro, com a certeza de que estaremos presentes no próximo Campeonato da Europa, que terá lugar dentro de dois anos na Finlândia. Mas antes disso, no próximo ano, competiremos nos Mid Europeans, em Lignano, Itália – uma competição na qual já tivemos o privilégio de alcançar o maior feito da nossa modalidade: sermos campeões dos Mid Europeans.”

Em conclusão, o técnico afirmou “Estamos prontos para continuar a representar Portugal com orgulho e determinação.”

Não quisemos perder a oportunidade de obter algumas palavras por parte do atleta João Peixinho que foi galardoado pela European Gymnastics com a destinçao SmartScoring Shooting Star Award, ao que o atleta acedeu comentando “Quanto ao prémio, acaba por ser um reconhecimento internacional por parte da European Gymnastics mas principalmente por aqueles que me acompanham há tanto tempo nesta minha vida de atleta e treinador. Fico lisonjeado por saber que estou a conseguir fazer com que o Teamgym passe a ser reconhecida como uma das mais bonitas disciplinas da ginástica. Tudo aquilo que foi dito sobre a minha vida naquele pavilhão em Baku veio pela da boca dos meus companheiros de equipa, de trabalho, de treino e de vida! Isso fez com que significasse ainda mais, por saber que inspirei tanta gente a crescer e a lutar no dia-a-dia pela excelência! Espero que saibam que vou continuar por cá muito tempo e o que o meu sentimento de gratidão é enorme para com todos! Estou de coração cheio…”

Fotografias e texto de Carlos Sousa/ KPhoto