Sabia que, em 2024, o Município de Mafra registou apenas 14,5% de água não faturada, o valor mais baixo de sempre? Este foi o quarto ano consecutivo em que foram registados valores decrescentes neste parâmetro, resultado do investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Mafra (SMAS de Mafra) na redução das perdas de água potável no sistema de distribuição.
Comparando com a média nacional de 27,1% em 2022 (dados disponíveis na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), o desempenho do Município de Mafra destaca-se positivamente.
Os SMAS de Mafra têm vindo a investir na identificação, localização e reparação célere das fugas, substituição de condutas de distribuição mais antigas e reabilitação e impermeabilização de reservatórios. A nível tecnológico, a setorização da rede de abastecimento em cerca de uma centena de zonas de medição e controlo (ZMC) permite acompanhar os caudais de água através da telegestão, com alarmística predefinida que garante monitorização em tempo real.
Acresce a renovação dos contadores antigos e a implementação de um sistema de telemetria com “contadores inteligentes” nas zonas mais críticas, constituindo fatores determinantes no combate às perdas de água na rede pública.
Fonte: CMM

Adicionar comentário