A Sexta-feira Santa é um feriado religioso que ocorre na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. A data recorda a crucificação e a morte de Jesus Cristo, por isso, é um dia importante para os cristãos, que cumprem várias tradições.
Este dia faz parte do tríduo pascal, na Semana Santa, a semana que recorda os últimos dias de Jesus antes da sua morte.
Fazem parte do tríduo pascal: a Última Ceia, na Quinta-feira Santa; a morte de Jesus, na Sexta-feira Santa, e o Sábado de Aleluia, a véspera da festa da ressurreição. Depois do tríduo, realiza-se a Páscoa, festa que celebra a ressurreição de Jesus.
Também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é um feriado móvel, que acontece todos os anos entre os dias 22 de março e 25 de abril. Essas datas coincidem com a primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
Uma das principais tradições dos católicos é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.
Pelas 15h faz-se um minuto de silêncio pela crucificação de Cristo. Algumas fábricas soam um alarme para sinalizar o momento da morte de Jesus Cristo.
Na Sexta-feira Santa, na igreja, são lidos os textos que contam a história da morte de Jesus e há procissão que reconstitui a Via Sacra, o caminho percorrido por Jesus carregando a cruz antes de ser crucificado.
Porque é que não se come carne na Sexta-feira Santa?
A abstenção de carne na Sexta-feira Santa é uma prática religiosa como forma de penitência e de identificação com o sofrimento de Cristo durante sua paixão e morte.
A tradição de não comer carne na Sexta-feira Santa remonta a séculos e tem suas raízes na interpretação das práticas de jejum e abstinência da Igreja Católica. Tradicionalmente, os católicos são incentivados a fazer jejum e abstinência de carne em determinados dias durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.
Embora a prática de não comer carne na Sexta-feira Santa seja especialmente associada ao Cristianismo, outras religiões também têm práticas semelhantes de abstinência de carne em certos dias como parte de suas observâncias religiosas.
Adicionar comentário