A Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Carvoeira dinamizaram uma sessão pública sobre o projeto “Intervenções de Reabilitação e Estabilização das Margens do Rio Lizandro”, que decorreu no edifício da Junta da Freguesia.
Este projeto visa a estabilização e reabilitação das margens do Rio Lizandro, através da aplicação de técnicas de engenharia natural e de preservação da zona ribeirinha, de forma a evitar a erosão das margens e a presença de vegetação invasora ou resíduos sólidos urbanos.
Na ocasião, que contou com a presença da Vereadora Marta Gomes, pela Câmara Municipal de Mafra, de Andreia Duarte, Presidente da Junta da Freguesia da Carvoeira, e do Professor Pedro Teiga, da ERio, empresa responsável pelo projeto, foi focada a importância da sensibilização para a preservação da água, especificamente dos rios e ribeiros, e para os diferentes trabalhos que deverão ser desenvolvidos/ executados com vista à estabilização das margens.
Foi igualmente salientada a necessidade dos proprietários que pretendam contribuir para a limpeza dos rios efetuarem uma comunicação à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que envia um conjunto de informações sobre boas práticas.
Este projeto decorre da candidatura efetuada ao REACT/Compete2020 com a designação “Intervenções de Reabilitação e Estabilização das margens do Rio Lizandro”, com um investimento total de 199.524,28€ e taxa de cofinanciamento a 100% a desenvolver até 30/06/2023.
Adicionar comentário