O Japão é sem dúvida um dos países com a gastronomia mais rica e popular do mundo! Do sushi à sopa miso, há muito para descobrir sobre esta cultura gastronómica. Trouxemos-lhe 9 curiosidades que precisa de saber!
Património
A culinária japonesa tradicional, conhecida como “Washoku”, é uma das duas únicas tradições gastronômicas reconhecidas pela ONU como Patrimônio Imaterial Cultural. Além disso, o Japão é um modelo global de dieta saudável e tem o nível mais baixo de obesidade entre as nações.
Miso
Milhares de pessoas morreram em 1945, quando foram lançadas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. No entanto, muitos médicos e enfermeiros que socorreram os sobreviventes não foram afetados. A pasta de soja utilizada para preparar a popular sopa de miso, sempre foi apontada como um dos motivos para explicar esse fato, e há pouco tempo a ciência confirmou a hipótese: substâncias presentes no miso ajudam a prevenir a morte celular provocada pela radiação. Logo após o acidente em Chernobyl, o miso foi exportado para a Rússia como uma maneira de prevenção. Ou seja, está comprovado que o miso combate a morte celular e contribui para melhorar a elasticidade da pele.
Wasabi
Sabia que Wasabi ajuda no processo digestivo e é altamente bactericida? Pois é, esta raíz é rica em potássio, cálcio, magnésio, fósforo e oferece benefícios à saúde por apresentar propriedades antibióticas.
Chá verde
O chá, especialmente o chá verde, está presente em praticamente todas as refeições e é servido gratuitamente em muitos restaurantes. Além de fazer parte das tradições culturais milenares como o Chado (Cerimônia do Chá), a bebida contribui para a digestão e proporciona outros benefícios para a saúde.
Fruta como presente
Os japoneses levam as frutas a sério, ao ponto de as considerarem um presente para quem mais gostam. No Japão há lojas especializadas em oferecer frutas perfeitas para quem precisa presentear alguém. Isso remonta à época em que a água era escassa e os produtores rurais se esforçavam para conseguir os melhores resultados.
Pratos vegetarianos
Como sabemos, legumes e vegetais estão muito presentes na culinária japonesa, mais até do que na culinária ocidental. Porém, não é tão fácil encontrar uma refeição que seja completamente vegetariana, exceto em restaurantes especializados. A maioria dos pratos tradicionais são cozidos com caldo de peixe ou incluem katsuobushi (flocos de peixe bonito).
Arroz
O arroz branco é considerado um alimento essencial para a culinária japonesa, pois a maioria dos pratos no Japão é feito a partir dele. Até mesmo no pequeno almoço os japoneses incluem o arroz. Ele é utilizado também para fazer o saquê (vinho de arroz), uma das bebidas mais consumidas no país. Além do saquê, existem também biscoito feitos de arroz, vinagre, sushi, bolinhos de arroz, entre outros. Para os japoneses é considerado deselegante deixar um grão de arroz no prato.
Comer com as mãos
Apesar da maioria das pessoas utilizar os hashi (pauzinhos) nas refeições, é totalmente aceitável nesta cultura comer com as mãos. Alguns pratos não possibilitam comer dessa forma, porém, outros tornam-se mais fáceis se forem degustados assim, como o sushi, por exemplo.
Lavar o palato
Todos os pratos japoneses vem acompanhados por pepino, nabo e/ou gengibre. Estes ingredientes têm como objetivos refrescar o paladar e permitir que se sinta o sabor de cada prato sem a interferência do anterior.
Adicionar comentário