Pizzas, massas, queijos, gelados…Quem é que não é fã da gastronomia italiana? Mas será que sabemos os segredos por detrás de todas a iguarias que tanto apreciamos? Fique a saber algumas curiosidades!
Vinhos
Mais de 300 variedades de uvas são cultivadas na Itália. Consequentemente, o país conta com incríveis e saborosos rótulos de vinhos para acompanhar suas maravilhosas pastas e molhos. A Itália ocupa o segundo lugar mundial na produção de vinho, atrás da França e à frente da Espanha e dos Estados Unidos.
Queijos
Na Itália existem mais de 400 tipos de queijos, e cada região produz o seu. A enorme variedade também é produzida por vários diferentes tipos de leite, como o leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, e outros apenas com o soro de queijo, que é o caso da ricota. Os mais populares são o gorgonzola, provolone, parmesão e mozzarella.
Uma típica mesa italiana
Você pode preferir massa, carne ou salada. Não importa. Independente do prato principal, há sempre três ingredientes numa típica mesa italiana: água, pão e vinho.
Salada Caprese
A contrário do que você imagina, a Insalata Caprese não tem esse nome por causa do queijo de cabra. Esta entrada se chama assim porque foi criada na Ilha de Capri. Trata-se de uma sala feita com tomates, manjericão, mozzarella e azeite.
Bruschetta
Este prato surgiu no século XV. O nome Bruschetta vem do verbo “bruscare”, que significa “tostar na brasa”. Sendo os pães tão populares na culinária italiana, não é difícil imaginar o porquê do surgimento da Bruschetta. Na receita original, o pão torrado leva alho, pimenta, azeite de oliva e sal. Porém, a versão que se espalhou pelo mundo também recebe tomate e manjericão.
Risoto
O risoto é outro prato típico italiano, mas que surgiu graças a um acidente! Existem diferentes versões da receita, mas a mais famosa delas é a de açafrão. Ela surgiu em 1574, durante um jantar de casamento, quando sem querer o cozinheiro deixou cair uma quantidade muito grande de açafrão no prato. O que tinha tudo para dar errado, acabou sendo um sucesso: os convidados adoraram e assim teve origem a receita original do risoto.
Massas
Na Itália existem mais de 450 formas de massa. São duas categorias principais de massa curta, como rigatoni, penne, farfalle e etc, ou longa, como spaghetti, bucatini, linguini, etc. Há também duas diferenças entre as massas: algumas são chamadas de “liscia pasta”, que são lisas, e as “regate penne”, que são franzidas e tem os vincos que permitem mais absorção de molho.
Pizza
A difusão da pizza para Itália aconteceu a partir de 1889, quando foi feita pela primeira vez no formato atual, redondo, para homenagear a rainha Margherita, apresentando ingredientes que lembravam as cores da bandeira italiana: queijo (branca), manjericão (verde) e tomate (vermelha).
Tiramisu
Em italiano, tiramisu significa “animar-me” e é uma referência aos seus dois ingredientes que contêm cafeína, café e cacau. A maioria dos relatos sobre a origem do tiramisu data de sua invenção nos anos 1960, na região de Veneto, na Itália, no restaurante “Le Beccherie”, em Treviso.
Gelados
Os gelados em Itália são divididos em 3 categorias: sorvete, gelato e sorbet. O sorbet é feito sem leite, a base de água, o sorvete é feito com leite, e o gelato é o artesanal não industrializado, sempre fresco e não pode ser congelado.
Adicionar comentário