Da antiguidade à atualidade, neste artigo trazemos-lhe várias curiosidades sobre a gastronomia grega que precisa de conhecer.

As refeições gregas na antiguidade
Antes de tudo, as refeições na antiguidade começavam com o acratismo. Esta é uma pequena refeição, onde mergulhavam o pão no vinho, acompanhado de figos secos, azeitonas e nozes. Depois vinha o almoço, uma refeição simples e rápida, denominada “excelente”( “άριστον” em grego). Também alguns faziam uma refeição leve à tarde, conhecida como noite (“εσπέριμα” em grego). No entanto, a maior e mais importante refeição era o jantar no final do dia.

Os talheres
Os gregos antigos comiam com colheres, as chamadas cócleas, porém, preferiam usar a casca do pão para aparar e muitas vezes comiam com as mãos. Embora tenham descoberto o garfo, os gregos ainda usam as mãos para comer certos alimentos. Também algo que se preserva até hoje, é o hábito de usar o kora, que é a casca do pão, como os antigos gregos e até mergulhá-lo na famosa salada grega.

Maçãs para o seu grande amor
Na Grécia Antiga, “atirar” maçãs às pessoas era uma maneira de declarar seu amor. Se o outro apanhasse a fruta, significava que estava aceitando o galanteio. As maçãs eram consideradas frutas sagradas para Afrodite, a deusa do amor na Grécia Antiga.

A bebida mais antiga
Os gregos complementavam o acratismo com a famosa bebida grega antiga chamada kykeon. Era uma espécie de caldo, composto por vinho tinto, queijo de cabra, farinha de cevada e mel de grande valor calórico. Era esse caldo que os guerreiros bebiam antes da batalha.

Vinho com água
Os gregos antigos acompanhavam sempre a comida com vinho, porém costumavam misturá-lo com água. O vinho não diluído na Grécia antiga era considerado algo não-civilizado, por isso eles colocavam água para evitar as suas consequências desagradáveis (“vinho Akratos” = vinho sem limites/sem restrições).

Azeite
A Grécia é o maior consumidor per capita de azeite do mundo. Enquanto italianos e espanhóis consomem 16 quilos anuais, os gregos consomem 21 quilos.

Mezédes
Antes das refeições ou para acompanhar bebidas, os gregos costumam consumir os mezédes, antepastos de patê de berinjela, queijo picante ou molho à base de iogurte e pepino, entre outros.

Pão, o “Dom de Deus”
O pão é considerado para os gregos como um dom de Deus. Passeando por lá você poderá encontrar pessoas mais velhas fazendo uma cruz antes de cortar para benzê-lo.

Adicionar comentário