No âmbito do projeto “Requalificação do Corredor Ribeirinho do Rio Lizandro”, aprovado pelo Programa Regional Lisboa 2030 (FEDER), o Município de Mafra e a União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros dinamizam duas sessões públicas de sensibilização e esclarecimento. As sessões realizam-se no dia 20 de setembro (15h00, na Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense) e no dia 26 de setembro (21h00, Associação Cultural e Recreativa de Carvalhal).
Em cada sessão, será apresentado o referido projeto, seguindo-se um momento de debate e recolha de contributos dos munícipes.
O projeto “Requalificação do Corredor Ribeirinho do Rio Lizandro” prevê o restauro ecológico, a estabilização e a renaturalização das margens do rio Lizandro, bem como a valorização cultural, através da recuperação de património histórico, como a Ponte Medieval e a Aldeia de Cheleiros. Neste âmbito, prevê-se igualmente a sensibilização, educação e bem-estar, através de um percurso pedonal interpretativo, sobre biodiversidade, habitats, flora, fauna e tradições locais.
O projeto insere-se entre a localidade do Carvalhal e de Cheleiros, numa extensão de 9300 metros de linha de água e 10 metros para cada lado da margem, perfazendo cerca de 9,56 ha. A operação, aprovada no âmbito do Programa Regional Lisboa 2030 (FEDER), representa um investimento total de 497 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 198.800 euros.
ODS: 3, 4, 6, 11, 13, 14, 15, 16 e 17.
Fonte: CMM

Adicionar comentário