Geral

Recertificação do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) decorreu na Malveira

O Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) foi ontem recertificado, na sequência da visita realizada por peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta visita decorreu na Malveira, onde o INEM instalou esta estrutura modular que inclui componentes de atendimento clínico e de base de operações. Marcou presença a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

O PT EMT do INEM é certificado pela OMS desde março de 2019. Esta certificação garante padrões de qualidade e estandardização que permitem ao INEM e aos seus profissionais atuar em missões internacionais de auxílio em cenários de catástrofes, acidentes graves ou conflitos de outras origens, sob a égide da OMS e das Nações Unidas (ONU), bem como facilita a integração no Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Internamente, é ativado como parte integrante do dispositivo especial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Para intervir nestes cenários, o PT EMT dispõe de uma organização que lhe permite: triagem e avaliação inicial; estabilização inicial e referenciação de um elevado número de vítimas de trauma ou doença; tratamento definitivo de situações minor de trauma ou doença; recurso a suporte imagiológico por RX e ecografia; em situação de exceção, criar um fluxo de estabilização inicial de vítimas e controlo da evacuação secundária para outros EMT ou hospitais de referência.

Nesta ocasião, o INEM e o Município de Mafra celebraram um protocolo de colaboração, nas áreas da formação, certificação profissional, assessoria técnica, infraestruturas e suporte logístico, desenvolvimento tecnológico e científico e investigação. Neste âmbito, a autarquia manifestou a sua disponibilidade para colaborar na criação de condições para fazer do Concelho de Mafra o epicentro formativo do instituto que tem por missão garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

Fonte: CMM