Geral

RALLY ACP Clássicos regressa à região Oeste

É já este sábado que a prova de regularidade histórica arranca para a 19ª edição com 66 máquinas na partida 

O Rally ACP Clássicos desenrola-se ao longo de 135 quilómetros e atravessa os concelhos de Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, numa prova de Regularidade Histórica que coloca em competição máquinas de diferentes eras da indústria automóvel. 

Com partida e chegada no concelho de Mafra e passagens por Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, são nove Provas Especiais de Classificação (PEC) de Regularidade, com passagem por locais com história no desporto automóvel nacional, como o Gradil ou Sobral de Abelheira. A partida vai ser dada junto ao Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, às 10h00 de sábado. 

Máquinas do tempo 


A lista de inscritos do Rally ACP Clássicos é composta por modelos representativos de cinco décadas da história do automóvel, entre clássicos e neoclássicos. Num pelotão de 66 concorrentes, o carro mais antigo em prova é um Jaguar XK 120 de 1952, mas destaque, entre outros, para modelos como o Fiat Derivazione Abarth 750 (de 1959), o Alfa Romeo 2000 GTV (de 1972) ou os Datsun 240Z da década de 1970. 

Estes exemplares partilham o palco com modelos mais contemporâneos, como os desportivos Peugeot 205 Rallye, o Volkswagen Polo G40, ou o Toyota MR2. Máquinas que estão divididas em cinco classes, consoante o ano de fabrico, e que proporcionam sempre excelentes imagens no Rally ACP Clássicos, uma prova pontuável para o ACP Clássicos Cup.

PROGRAMA:

Sábado, 14 de setembro 
08h00 – Verificações técnicas e documentais (Mafra) 
10h00 – Partida do 1.º concorrente (Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra) 
13h30 – Chegada do 1.º concorrente (Mafra) 
15h30 – Distribuição de prémios (Quinta dos Leitões – Mafra)

Fonte: ACP Press Release