A Câmara Municipal de Mafra lidera o projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ para incentivar a deposição seletiva de embalagens de bebidas.
O objetivo é contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. Esta deposição seletiva de embalagens facilita a sua separação e aumenta a qualidade dos materiais, potenciando a sua reciclagem.
A partir de hoje, as 12 soluções de recolha das embalagens disponibilizadas pelo consórcio do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, liderado pela Câmara Municipal de Mafra, estão acessíveis a todos os cidadãos, que serão premiados pela entrega de garrafas de plástico PET e latas de alumínio de acordo com a sua volumetria (0,02€ para as embalagens inferiores a 0,50 litros e 0,05€ para embalagens superiores a 0,50 litros e até 3 litros).
Esta rede de equipamentos, que estão localizados em 6 escolas do Município de Mafra e distribuídos pelo total de 6 lojas Lidl, Minipreço e Pingo Doce, permitirá testar o funcionamento do sistema de incentivo, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre o mesmo e preparar o país para a implementação do sistema de depósito, obrigatório a partir de Janeiro de 2022.
Para promover a adesão e correta utilização destas máquinas, está prevista a realização de campanhas de sensibilização, incluindo em formato online, mobilizando os munícipes e os visitantes do Concelho para as mais-valias destas soluções.
Para Lúcia Bonifácio, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, “Com o projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ assumimos o desafio da reciclagem e da economia circular, apostando na inovação, à qual se junta o contributo das entidades públicas e privadas, dos munícipes e de todos os que visitam o nosso Concelho”.
Para além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Eletrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudarão a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, da Tratolixo, para onde serão encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que irão apoiar a monitorização e avaliação desta solução.
O Diretor-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, considera que este projeto foi desenvolvido para explorar as diferentes dinâmicas operacionais da gestão do sistema de depósito.
“É muito importante que o sistema nacional a estabelecer permita incorporar os diferentes projetos de depósito que têm vindo a ser realizados, um pouco por todo o país, potenciando o investimento entretanto realizado e know-how adquirido”, sublinha Pedro Nazareth.
Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, acrescenta que “’MAFRA Reciclar a Valer +’ dá continuidade ao projeto piloto lançado em 2019, igualmente no Município de Mafra, cuja adesão dos consumidores tem sido crescente e massiva. Deste modo, a Novo Verde renova a sua aposta em parcerias e iniciativas que fazem a diferença, pois promovem a participação do consumidor no processo de reciclagem e permitem aumentar a circularidade e qualidade dos materiais recolhidos.”
O Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, João Teixeira, considera que este Projeto é fundamental para demonstrar a importância do papel operacional dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) no sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis. “É muito importante que os SGRU continuem a estar integrados no sistema de depósito de modo a minimizar a pegada ecológica e, simultaneamente, permitir a rentabilização dos investimentos efetuados, dos equipamentos e dos recursos humanos existentes, com claros benefícios ambientais, técnicos e económicos para todo o Sistema”.
Do Instituto Superior Técnico, o Professor Paulo Ferrão destaca os benefícios ambientais consideráveis do projeto, bem como o trabalho que será desenvolvido para “conhecer a perspetiva do consumidor, peça fundamental de todo este sistema, e de outros stakeholders, que permitirão melhorar os desempenhos e os resultados a que nos propusemos”.
António Lorena, managing partner da 3drivers, reforça que “ao dia de hoje temos de pensar forçosamente em projetos inovadores que apostem na circularidade dos recursos e é precisamente isso que o ‘Mafra Reciclar a Valer +’ pretende: recuperar embalagens de bebidas usadas e garantir a sua reciclagem, evitando a perda de recursos com valor”. “O descerrar destas máquinas materializa o trabalho que vem sendo desenvolvido há já alguns meses por todos os envolvidos e estamos muito orgulhosos com aquilo que estamos a apresentar em Mafra”, frisa António Lorena.
Mais informação em https://www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais
O projeto ‘MAFRA Reciclar a valer +’, que decorrerá até ao final de 2021, é apoiado em 756 mil euros através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.
Fonte: CMM
Adicionar comentário