O silêncio e o ambiente de luto foram os elementos de destaque na procissão do Enterro do Senhor, que percorreu as ruas da vila da Ericeira.
O Senhor morto saiu, na passada Sexta-feira Santa, pelas 21.30 horas, da igreja de S. Pedro acompanhado por todos os crentes que fizeram questão de fazer parte de mais este evento Pascal.
Algumas das ruas por onde a procissão passou, por estarem desertas, acentuavam o ambiente sepulcral, nas janelas, residentes e visitantes assistiam ao percurso da procissão.
Nas Ribas, local onde mais pessoas se juntam para assistir à passagem da procissão, apesar do fresco marítimo, muitos esperavam pelas imagens e restante cortejo.
No centro da vila, na zona de restauração e diversão noturna, ao passar da procissão, o silêncio impôs um intervalo na noite. A crença, a curiosidade ou apenas o respeito fizeram o resto.
Depois de muitas ruas e ruelas, a procissão regressou ao ponto de partida onde Padre Tiago fez questão de agradecer a todos os participantes no evento, deixando ainda algumas reflexões sobre a época Pascal.
Fotografias e texto de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário