Os ouriço-do-mar são animais muito comuns de encontrar à beira-mar e pisá-los pode ser uma experiência dolorosa. Embora nem todas as espécies sejam venenosas, os seus espinhos podem promover infeções bacteriológicas, por isso, neste artigo dizemos-lhe como deve agir diante de uma picada de ouriço-do-mar.
Encontramos estes animais nas praias enquanto caminhamos na areia ou à beira do mar com formato de “esponja com espinhos” e apesar de parecerem inofensivos, eles podem provocar muita dor e ardência com o simples contato. É muito importante saber como agir diante de uma picada de ouriço-do-mar porque, enquanto não forem removidos os espinhos por completo, estes podem continuar a injetar veneno (caso seja uma espécie venenosa), a agravar a ferida e, por isso, risco de infeção é muito elevado.
O que fazer?
Não deve mexer nem apertar a zona da pele onde está cravado.
Remova os espinhos: Utilize uma pinça para agarrar a ponta do espinho e remover da pele. Confirme bem se removeu tudo e se nenhum espinho se partiu dentro da pele. Se continua debaixo da pele, deve consultar um médico, deixar qualquer objeto estranho debaixo da pele, independentemente de ser venenoso ou não, pode levar a infeções.
Ensope a área com vinagre: Devido às propriedades naturais dos ouriços do mar, estes dissolvem-se quando em contacto com vinagre, que é por si só um produto anti-séptico. Aqueça um recipiente com vinagre branco, mas não o suficiente para queimar a pele. Mergulhe a área afetada no recipiente e deixe repousar até o vinagre deixar de estar quente. Isto vai ajudar a dissolver quaisquer resquícios de ouriços que não sejam visíveis.
Ensope a área em água quente: Depois do vinagre, molhe a zona afetada com água quente. A água, como o vinagre, deve estar quente, mas não demasiado. Novamente, mergulhe a zona do corpo afetada na água, durante cerca de 30 minutos, ou até a água já não estar quente. A água vai ajudar a reduzir a inflamação e dor, ao mesmo tempo que ajuda a matar as bactérias que o vinagre tiver deixado para trás. Manter a inflamação reduzida vai ajudar a acelerar o processo de cura e reduzir as chances de infeção.
Importante: Os sinais que podem indicar alergias à picada de ouriço-do-mar são: urticária, problemas para respirar, inchaço dos lábios ou língua, dor no peito e vermelhidão na pele. Nesses casos, procure o mais rápido possível um médico.
Adicionar comentário