Desporto Geral

Pedra Branca de gala acolheu 1ª Etapa do Science Ericeira 2025

Francisco Sousa Ferreira (Open), Nicolas Rosner (Masters), João Freitas (Sub 18), Filipa Broeiro (Feminino) e Nuno Leitão (Dropknee) foram os grandes vencedores.

A icónica Praia da Empa, situada na Reserva Mundial de Surf da Ericeira, foi o palco da 1ª Etapa do SCIENCE ERICEIRA 2025, by NATIVE AÇAÍ, nos dias 17 e 18 de maio. Entre as condições perfeitas que se fizeram sentir, as esquerdas lendárias da Pedra Branca proporcionaram momentos memoráveis, culminando num score quase perfeito de Nicolas Rosner (10,00 + 9,83).

Competição ao mais alto nível
O primeiro dia, reservado às categorias Open e Masters, arrancou com excelentes condições de mar, que se mantiveram durante todo o dia. A Pedra Branca revelou-se o local de eleição para a maioria dos atletas, que, aproveitando as suas ondas perfeitas, arrancaram altas pontuações, encantando o público presente. A competição avançou até às meias-finais, com performances de grande nível.

No domingo, apesar de uma brisa de sudoeste e alguns chuviscos, as ondas mantiveram-se de qualidade, permitindo aos bodyboarders demonstrar todo o seu talento. Com todas as categorias em prova, os atletas destacaram-se pelo nível competitivo e pelos scores elevados, confirmando o elevado nível desta primeira etapa.

Os grandes vencedores
As finais iniciaram-se com a categoria Sub 18, onde cinco jovens talentos disputaram intensamente o pódio. João Freitas sagrou-se vencedor com uma última onda decisiva, superando Frederico Castelo Branco, que terminou em segundo lugar. Fábio Maganinho (3.º), Gustavo Sobrinho (4.º) e Salvador Moleiro (5.º) fecharam o top 5.

Seguiu-se a final de Dropknee, marcada pela presença de alguns dos maiores nomes do panorama nacional. Nuno “Batata” Leitão levou a melhor, seguido de perto por Nicolas Rosner. Tiago Maçãs (3.º) e Bernardo Tomé (4.º) completaram o pódio.

Na final Feminina, apesar da presença de apenas duas atletas, o nível foi elevado. Filipa Broeiro, que se encontra a preparar para o Circuito Mundial de Bodyboard, conquistou a vitória, deixando Madalena Valério no segundo lugar.

A categoria Open fechou a competição com uma das finais mais eletrizantes da etapa. Francisco Sousa Ferreira, estreante no circuito, levou a melhor, alcançando um score de 15,83, numa disputa intensa contra os seus adversários. Frederico Castelo Branco (2.º), Carlos Elias (3.º) e André Alves (4.º) completaram o pódio.

Entrega de prémios e agradecimentos
A cerimónia de entrega de prémios decorreu num ambiente de celebração e partilha, com a felicidade estampada no rosto dos vencedores. Foram distribuídos prémios da Ericeira Surf & Skate, Science, Viper, Gyroll, Native Açaí, além de medalhas alusivas ao
Bodyboard. Um agradecimento especial foi deixado a todos os presentes e à adesão ao espírito de Ética no Desporto, que marca o propósito deste circuito.

Resultados Finais
Open 1.º Francisco Sousa Ferreira (15,83) 2.º Frederico Castelo Branco (13,44) 3.º Carlos Elias (12,17) 4.º André Alves (6,86)

Masters 1.º Nicolas Rosner (17,23) 2.º Nuno Leitão (15,03) 3.º João Guedes (12,17) 4.º Bernardo Tomé (12,10)

Sub 18 1.º João Freitas (14,90) 2.º Frederico Castelo Branco (14,67) 3.º Fábio Maganinho (12,66) 4.º Gustavo Sobrinho (10,33) 5.º Salvador Moleiro (8,83)

Feminino 1.º Filipa Broeiro (15,33) 2.º Madalena Valério (9,67)

Dropknee 1.º Nuno Leitão (14,40) 2.º Nicolas Rosner (14,00) 3.º Tiago Maçãs (7,00) 4.º Bernardo Tomé (2,53)

Próxima Etapa – 2.º Semestre de 2025


Fotos: Pedro Broeiro / ESC

Tags