A Prolama tem a honra de apresentar a VI edição do Passeio TT que une Reguengos de Monsaraz a Mafra, por trilhos inéditos e de reconhecida beleza paisagística, reunindo ainda diversos pontos de interesse cultural relevantes para estes territórios.
Com o apoio continuado dos Municípios de Mafra e Reguengos de Monsaraz e de todos os patrocinadores, a Prolama volta a organizar este evento que tem em cada ano mostrado uma diferente visão do TT de lazer, e terá nos elementos “MEGALÍTCOS” o seu tema principal.
De 29 de Setembro a 1 de Outubro a Prolama já terá condições de propor um fim de semana repleto de atividades, e com uma visão e um traçado diferente. A receção e a entrega de todos os materiais de apoio, será ao fim da tarde de sexta-feira dia 29 de Setembro, na Adega José de Sousa em Reguengos de Monsaraz. Nesse local terá inicio um pequeno Passeio TT que dará inicio à visita a alguns dos primeiros elementos Megalíticos que os participantes vão ter possibilidade de visitar. O jantar será servido naquele espaço, e ao fim da noite haverá uma primeira abordagem ao tema do passeio.
No sábado, a saída será bem cedo da Praça da Liberdade em Reguengos em direção a Mafra, por um percurso que terá na parte inicial belos trilhos por entre vinhas e amendoais. Rapidamente Évora será deixada no horizonte e irá ser realizada uma primeira paragem no Cromeleque Val Maria do Meio. Segue-se Ciborro e Brotas imediatamente antes da paragem para o almoço volante que terá lugar junto ao Fluviário de Mora. A visita será facultativa, mas fortemente recomendada, antes de ser iniciado o percurso que levará a caravana por Mora, Couço, Coruche, Granho até ao atravessar o rio Tejo pela Ponte de Da Maria em Muge. Segue-se as Lezírias de cultura de tomate, até Azambuja e Carregado, de onde os participantes irão subir à Arruda e ao Sobral de Monte Agraço.
A chegada a Mafra será feita por trilhos mais agrestes, preparando cada participante para um jantar retemperador que será servido num local ainda a designar.
Para domingo, está reservado um passeio na Região Saloia, com partida no Parque da Póvoa da Galega, por trilhos tortuosos e de altimetria variável, típicos de zona de Val de S.Gião, Cabeço de Montachique, Lousa, Santo Estevão das Galés e Mafra-Gare, de onde se irá subir à Aldeia da Mata Pequena e ao Penedo de Lexim. Ali, em plena chaminé vulcânica os participantes terão oportunidade de ouvir mais uma preleção do Jornalista Rui Cardoso, e continuar a participar nos jogos/desafios propostos pela Prolama, e que vão no final definir os vencedores desta edição do Reguengos/ Mafra.
Até atingir o final desta VI edição do Passeio da Prolama, será ainda possível visitar o Forte do Zambujal, uma obra em perfeito estado de conservação que levará ao almoço final e respetiva distribuição de prémios, que terá lugar no Claustro Sul do Convento de Mafra.
Ação Ambiental:
Pela primeira vez, está prevista uma ação ambiental ligada ao passeio. A Prolama está a preparar conjuntamente com o Município de Reguengos, um local especifico onde cada participante irá plantar uma arvore, que lhe será entregue na hora da partida.
O espaço escolhido será tratado pelo Município e será no futuro alvo de novas plantações.
Ação Social:
A iniciativa do ano transato será repetida, e o Passeio Reguengos/Mafra, irá ter uma vertente social, revertendo o valor de aumento da inscrição para apoio a uma ou várias IPSS do local onde vai terminar o passeio, este ano em Mafra.
Oportunamente será divulgado quais as instituições que receberão as cadeiras de rodas que serão entregues, pelo apoio de cada um dos participantes e patrocinadores.
Para os novos participantes, é relembrado que o valor da inscrição contempla uma dormida, (em Reguengos ou em Mafra) conforme o local de onde é proveniente, e haverá a possibilidade de ser pedida uma noite extra para os que vêm de locais mais distantes. As refeições estão incluídas no pacote da inscrição, exceto o almoço volante de sábado que será realizado no meio do percurso, e onde todos terão a possibilidade de partilhar a sua especialidade, sendo necessário que cada viatura leve alimentação e bebidas para enfrentar a viagem até Mafra.
Como é apanágio dos passeios da Prolama, irão continuar a lançar desafios competitivos, de forma a encontrar os vencedores da VI edição do Reguengos/Mafra.
Fonte: Prolama
Adicionar comentário