A Operação Nariz Vermelho pôs tudo na linha! Nos hospitais onde ainda as visitas presenciais só podem recomeçar daqui a algum tempo, vai implementar uma alternativa: visitas virtuais, por videochamada, que possibilitam a interação em tempo real entre os Doutores Palhaços e as crianças.
“Palhaços na Linha”, ou melhor, o “olhos-nos-olhos” digital com as crianças, é o novo projeto da Operação Nariz Vermelho. Um programa de visitas virtuais que permite aos Doutores Palhaços chegar, pela Internet, às crianças internadas em vários serviços pediátricos, até ser possível voltar fisicamente a todos os hospitais que visitam. De momento, o projeto já está em funcionamento, ou prestes a chegar, aos hospitais Garcia de Orta (Almada), Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora), Beatriz Ângelo (Loures), Hospital do Barreiro, Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, IPO-Porto, Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de Braga.
No “Palhaços na Linha”, uma dupla de Doutores Palhaços interage em tempo real, por videochamada, com as crianças. Este modelo reaproxima os artistas do cerne da missão da ONV: levar alegria e às crianças hospitalizadas. Uma criança de cada vez, um sorriso de cada vez.
Esta iniciativa sucede a TV ONV, o canal de YouTube que a associação lançou em Março, para disponibilizar vídeos diários dos Doutores Palhaços. Com esta abordagem reconquistou-se o contacto próximo e personalizado com a criança.
“O “Palhaços na Linha” é todo um outro nível. Permite criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital”, explica Fernando Escrich, Diretor Artístico da Operação Nariz Vermelho.
“Os Doutores Palhaços deram mais uma vez rédea solta à sua criatividade, montaram estúdios nas suas casas para terem cenários incríveis para as videochamadas, e conseguem através delas criar uma proximidade muito maior com a criança, o “olhos-nos-olhos” que não tínhamos desde o início da pandemia”, acrescenta.
Este novo modelo de interação em tempo real já vinha a ser pensado há muito tempo, desde o lançamento da TV ONV, quando se percebeu a importância de ter um contacto mais direto entre os artistas e as crianças, que não dependesse do regresso das visitas presenciais aos hospitais. E, ainda sem perspetivas de quando a pandemia estará sob controlo, foi importante encontrar uma alternativa que pudesse existir independentemente da evolução desta.
Já o nome “Palhaços na Linha” surge por duas razões: “primeiro, porque estamos “em linha com os nossos “pacientes” e, segundo, porque vamos manter-nos “na linha”, a cumprir todas as normas, a seguir todas as regras, mas a alegrar as nossas crianças na mesma!”, explica Fernando Escrich.
Para o projeto poder sair do papel, foi essencial o apoio de diversos parceiros, como a Teleperformance, a Cisco, a NOS, ou Sam Singh, comerciante local, através da sua loja Avtar Singh.
“Sem a enorme generosidade dos nossos parceiros não podíamos ter apresentado este novo projeto aos hospitais com que trabalhamos, onde tem sido muito bem recebido, tanto por parte das equipas profissionais como pelas crianças, que já sentiam falta de interagir diretamente com os Doutores Palhaços”, conclui Fernando Escrich.
Fonte: Jéssica Rocha – Nariz Vermelho
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