Geral Opinião

Os EUA vão tentar que a Rússia aceite um cessar-fogo

Foto: The Express

Já se deslocou para a Rússia a delegação americana para tentar alcançar um cessar-fogo por 30 dias, no Teatro de Guerra da Ucrânia, conforme foi acordado com os ucranianos na Arábia Saudita.

Para o conseguir Trump ameaçou a Rússia com sanções draconianas, caso esta não aceda a esta pretensão, confiante que a economia de guerra da Rússia está prestes a soçobrar, algo que parece estar a acontecer, mas que pode não ser determinante, dado que mais ou menos sanções, não aquece nem arrefece, pois a Rússia desde o início da guerra, já foi sancionada em todos os domínios da sua economia, sem sucesso, e atualmente poucas trocas comerciais faz com o Ocidente.

De qualquer forma, sou da opinião, que a Rússia vai responder, que sim, mas com algumas condições, que transmitirá a Trump, para que este obrigue a Ucrânia a as aceitar, algo que este fará com prazer, porque quer alcançar um cessar-fogo rapidamente.

Se o cessar-fogo for aceite, depois das condições russas serem aceites, o acordo de paz começará, e esse sim parece-me que irá ser bem mais demorado, pois a Ucrânia só o pode assinar se tiver garantias efetivas de segurança.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar