Geral Opinião

Os curdo perderam a guerra civil na Síria

Os Curdos veem mais uma vez adiado algum dia conseguirem formar um Estado, já que nação já são, com língua, identidade e história própria. O novo governo da Síria está a conseguir ganhar esta guerra civil com os Curdos, que acabam por perder grande parte do território com pretensões autónomas e a organização do seu próprio exército, algo que os distingue dos Curdos do Iraque, mas que na Síria nunca se consolidou de forma irreversível.

Foram aliados dos Estados Unidos na luta contra o ISIS, mas no momento decisivo os EUA alhearam-se da sua proteção, repetindo um padrão antigo, enquanto a Turquia faz tudo para acabar com esse sonho, porque grande parte da nação curda vive no seu território e qualquer autonomia curda na Síria é vista por Ancara como uma ameaça direta à sua integridade nacional.

Israel perde também a possibilidade que sonhou de unir o seu território com os Curdos, para manter o Iraque sob pressão ou, através do território curdo da Síria, criar uma via indireta para pressionar o Irão. Mais uma vez, a história mostra que as nações sem Estado continuam a pagar o preço mais alto na geopolítica do Médio Oriente.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma