Foi lançado na semana passada, pelos Presidentes das Câmaras da área metropolitana de Lisboa, à mesma hora, nas diversas sedes de concelho, o programa ambicioso do desenvolvimento turístico da região, ora designada por Turismo de Lisboa..
O Presidente da Câmara de Lisboa efetuou, em minha opinião,uma extraordinária comunicação televisiva. cuja mensagem passou muito bem nos Órgãos de Comunicação Social Nacionais, muito em especial em todos os canais de Televisão generalistas, dado que tanto o comunicador como a mensagem foram assertivos e muito eficazes.
Medina, na sua comunicação, afirmou que a região de Lisboa lucra atualmente 15 mil milhões de euros em receitas provenientes do Turismo, número seis vezes maior do que a efetuada pela auto-europa, e dez vezes maior que o somatório do valor das exportações do calçado nacional.
Com estes astronómicos números de receitas provenientes do turismo, e com a previsão de que com a construção do novo aeroporto no Montijo, o número de turistas a aterrar em Lisboa passará de 7,5 milhões de turistas para 15 milhões, número que em minha opinião é de tal forma elevado, que tornará a capital num lugar caótico, de passagem, cada vez mais saturado de turistas deambulando com um mapa na mão e de telemóvel em punho, sempre prontos para tirar “ selfies”, para imediatamente as postar no Instagram, testemunhando a sua efémera presença na cidade.
Lugar foi aqui por mim referido propositadamente a propósito de Lisboa , de acordo com a definição, como um local exclusivamente de passagem cada vez menos vivido, em virtude da gentrificação que tem ocorrido na capital, que tem tido como consequência o abandono da cidade pelos seus habitantes, tendo sido substítuidos por turistas.
O Presidente da Câmara de Lisboa na sua comunicação referiu ainda ser necessário organizar integradamente escapadinhas rápidas a todos os concelhos da área metropolitana de Lisboa, por ser impossivel à capital suportar sozinha toda a pressão de turistas que se prevêm que a queiram visitar, bem como para os desenvolver integradamente. Nesta, campanha de marketing turístico promocional, foram identificados no nosso concelho dois pólos de interesse a visitar respetivamente, Mafra e Ericeira.
Parece-me que esta nova forma de pensar o Turismo de Lisboa, extendendo-a a toda a sua área metropolitana, de uma forma integrada. holística, é uma excelente iniciativa, que poderá trazer mais turistas aos pólos referenciados de Mafra e da Ericeira. Não obstante para que esse desenvolvimento aconteça é necessário repensar, quer os transportes, quer os circuitos a visitar, quer os alojamentos turísticos a desenvolver, entre outros que sejam necessários para o efeito.
O facto do Presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa é Silva ter sido eleito recentemente Vice-Chairman do Comité das Regiões, também é um bom augúrio para o desenvolvimento do nosso concelho.dado que tem possibilidade de fazer “ lobby” pela região, e eventualmente conseguir catalizar os fundos europeus de coesão necessários para cumprir o desiderato proposto pelo Turismo de Lisboa .
A regionalização parece estar a fazer paulatinamente o seu Caminho configurando este desenvolvimento integrado um sinal inequívoco disso mesmo.
Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva
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