Neste combate contra o covid-19 são muitos os milhares de homens e mulheres que estão na primeira linha do campo de batalha.
Temos o esforço e entrega de milhares de médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, das copas, cozinhas, refeitórios, roupa, manutenção hospitalar, limpeza e todos os serviços que mantêm o nosso SNS com a capacidade de resposta à maior crise de saúde publica a nível global que enfrentamos em mais de cem anos
O desafio de conter, dentro das nossas fronteiras este inimigo invisível só é também possível graças aos atos de coragem de quem diariamente se mantém no seu posto de trabalho. Manter o país funcional, com os seus serviços ativos e prontos. Manter a capacidade de resposta, desde a cadeia de distribuição alimentar com transportes, cadeia logística, serviços de venda. Farmácias e farmacêuticos com resposta pronta, pequenos e grandes produtores agrícolas, trabalhadores das autarquias, autarcas e bombeiros, forças de segurança e Forças Armadas. Instituições de Solidariedade Social e IPSS que por todo o país apoiam milhares de crianças e jovens.
Os tempos mais próximos são de combate, a seguir serão de reconstrução, será necessária muita solidariedade, entendimentos e trabalho de equipa. Reerguer a economia, reforçar o SNS, retomar as nossas vidas.
Este é o combate das nossas vidas. Sem união, coesão, espírito comunitário e de entreajuda tudo se torna mais difícil. Estamos juntos, enquanto comunidade e enquanto país. Vamos vencer.
Pedro Fernandes Tomás
ResponderEncaminhar |
Adicionar comentário