Reforçando o seu empenho na sustentabilidade ambiental, e no âmbito do Pacto Europeu para o Clima, o Município de Mafra disponibiliza publicamente os seus compromissos para alcançar a neutralidade climática.
A informação encontra-se divulgada numa plataforma online desenvolvida por Carbon Disclosure Project (CDP), na sequência da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26).
Consulte em: https://europa.eu/…/local-governments-and-authorities_en
Nesta plataforma, o Município disponibiliza informação sobre as alterações climáticas, partilhando a sua estratégia de sustentabilidade, permitindo uma melhor compreensão dos fundamentos que orientam a ação municipal na defesa das questões ambientais.
O Pacto Europeu para o Clima é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia à escala da União Europeia que visa envolver cidadãos, comunidades e organizações em ações em prol do clima e do ambiente, contribuindo para a construção de uma Europa mais verde, visando alcançar o objetivo da neutralidade climática até 2050.
O CDP é uma organização mundial sem fins lucrativos que gere o sistema global de divulgação de dados em matéria ambiental, para investidores, empresas, cidades, estados e regiões apoiando na gestão dos seus impactos, estando comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável dos governos locais.
O Município de Mafra tem colaborado, desde 2018, com esta organização. De acordo com a metodologia de pontuação do CDP 2020, o Município encontra-se na faixa de pontuação de “Consciencialização” e que é descrita como “A cidade/ região começou a avaliar e a medir os impactos para obter uma compreensão holística dos principais efeitos que as mudanças climáticas exercem sobre ela. Isso permitirá entender os riscos climáticos que a cidade enfrenta e, desse modo, criar planos de adaptação e mitigação.”
Adicionar comentário