O Município de Mafra participou no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que decorreu em Nova Iorque, tendo sido representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Hugo Moreira Luís. Este fórum é a plataforma central da Organização das Nações Unidas (ONU) para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Depois de ter sido pioneiro, em 2023, na apresentação do primeiro Relatório Voluntário Local (VLR) por parte de um município português na ONU, em 2025 Mafra voltou a este palco internacional para apresentar o “Mafra Model”, uma metodologia integrada e reconhecida como referência de planeamento e implementação da Agenda 2030 ao nível local.
O modelo foi apresentado como boa prática replicável no painel da Iniciativa Lusófona Municípios ODS (ILMO), reforçando o papel de Mafra na cooperação entre autarquias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Durante a sessão oficial da delegação portuguesa na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, foi sublinhado que os VLRs não são apenas relatórios — são provas vivas de políticas públicas territoriais, integradas e centradas nas pessoas, refletindo o compromisso dos municípios com o desenvolvimento sustentável e contribuindo diretamente para o próximo Relatório Nacional Voluntário (VNR) de Portugal, previsto para 2027.
A participação portuguesa neste fórum das Nações Unidas foi marcada pela articulação entre municípios, academia, administração central e diplomacia. Destaca-se o contributo do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, da responsável do LabODS, Ana Carolina Ferreira, bem como dos representantes dos municípios de Fundão, Grândola, Odemira, Almada e Lisboa. Foi igualmente essencial o envolvimento da equipa do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e o apoio da Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, nomeadamente do Embaixador Rui Vinhas e dos diplomatas Duarte Valente, Margarida Pinheiro Torres, António Mendonça e Moura e Carolina Miranda.
Este tema está enquadrado nos seguintes ODS: #11, #16 e #17.
Fonte: CMM

Adicionar comentário