Geral

Município de Mafra é fundador da Plataforma Vidro+

Decorreu ontem, dia 24 de Maio, no Ministério do Ambiente e Ação Climática, o evento de lançamento da Plataforma Vidro+, à qual o Município de Mafra se associou enquanto membro fundador.

Coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio institucional da Federação Europeia do Vidro de Embalagem (FEVE), a Plataforma Vidro+ dá forma ao Plano de Ação Português da iniciativa europeia denominada “Close the Glass Loop”.

Esta iniciativa pretende promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro, inspirando a transição para uma economia circular, ao criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem que atuam no mercado nacional, incluindo entidades governamentais, Universidades e Centros de Investigação, Associações, ONGs e empresas do setor.

A Plataforma Vidro+ prevê a recolha de cerca de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, até 2030, numa resposta pró-ativa às novas metas de reciclagem da União Europeia, contribuindo para o reconhecimento de Portugal enquanto país de referência na recolha e reciclagem de vidro, bem como na incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens.