De 16 a 24 de Outubro, descubra sabores oitocentistas na mostra gastronómica “À Mesa dos Generais”.
Sob o mote “É dos nossos!“, desfrute desta iniciativa nos restaurantes participantes do Concelho de Mafra: Adega do Convento, João da Vila Velha, O Saloio, Paris e Portal do Moinho.
A presente mostra é promovida pela Câmara Municipal de Mafra, em conjunto com os restantes Municípios que constituem a Rota Histórica das Linhas de Torres, assinalando as Comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres.
Consulte as ementas: https://www.cm-mafra.pt/…/ementas_a_mesa_com_os…
Reconhecendo o papel fundamental das Linhas de Torres no contexto da Guerra Peninsular e das Invasões Francesas (1807-1814), a Assembleia da República instituiu o dia 20 de Outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres.
Este sistema defensivo, construído em segredo no início do século XIX (1809-1810) foi fundamental para a defesa de Lisboa e integra 152 obras militares, das quais 43 estão localizadas no Concelho de Mafra, podendo, atualmente, ser visitados os Fortes da Enxara, Forte do Zambujal, Forte da Feira, Forte do Juncal e o Telégrafo na Serra do Socorro, constituindo um valioso património histórico-militar.
Os municípios onde se integra este património (Mafra, Arruda dos Vinhos, Loures, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) congregaram-se numa plataforma intermunicipal – Rota Histórica das Linhas de Torres, visando a valorização turístico-cultural deste legado.
Fonte: CMM
Adicionar comentário