O Concelho de Mafra foi certificado como Biosphere Destination, selo internacional atribuído pelo Instituto de Turismo Sustentável, numa expressão de reconhecimento da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas na estratégia de desenvolvimento turístico do território.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, “ser Destino Turístico Sustentável implica assumir o compromisso de continuar a assegurar a implementação de um modelo de desenvolvimento turístico que garanta uma relação equilibrada entre a atividade humana, a proteção do ambiente e a preservação do património histórico-cultural. Mais do que a notoriedade nacional e internacional, ambicionamos que esta certificação seja um estímulo à qualificação da oferta para os operadores locais e também um critério de escolha do destino pelos turistas nacionais e estrangeiros”.
Esta certificação representa o culminar de um exigente processo, iniciado com a assinatura da Carta de Compromisso no simbólico Dia do Município, em 21 de Maio de 2020.
O processo incluiu um exaustivo diagnóstico, envolvendo entidades externas e diversos serviços municipais e que levou à elaboração de um Plano de Ação para a Sustentabilidade, e ainda vários momentos de auscultação pública.
Considerando que este é processo dinâmico e contínuo, estão em curso diversas iniciativas para manter a sustentabilidade do desenvolvimento turístico do Município de Mafra, das quais se destacam a criação de uma rede municipal de proteção ambiental, o alargamento da rede de percursos cicláveis e pedonais urbanos, a expansão da rede de percursos pedestres, a criação do manifesto do turista responsável, através de um processo de participação pública, bem como a constituição do Observatório do Turismo.
Adicionar comentário